A Conferência

A ideia de planear cidades à escala humana não é nova. Muitos argumentam em seu favor há várias décadas. Mas nunca antes houve uma necessidade tão forte e amplamente reconhecida. Um ano após o início da pandemia COVID 19 e ainda com um futuro incerto, cidades por todo o mundo experienciaram alterações sem precedentes. As restrições impostas a centenas de cidades levaram a que as pessoas reconhecessem a importância da proximidade: a outras pessoas, às atividades quotidianas, a espaços públicos de alta-qualidade, entre outros. Planear cidades à escala humana levanta questões de qualidade de vida em ambientes urbanos que em grande parte ultrapassam preocupações com o desenvolvimento económico e com excedentes de mercado. A ênfase é colocada no papel da cidade em providenciar qualidade de vida e experiências prazerosas, abrangendo ambientes físicos e psicológicos. Esta abordagem, centrada no ser humano, foca-se na facilidade de uso do ambiente urbano e em gerar cidades dinâmicas e apropriadas ao uso humano.

A 13ª Conferência do CITTA convida a contribuir para este debate, a ser realizado dia 2 de Julho, em formato online. Esta edição recebe a conferência final do projeto de investigação BooST, que procura impulsionar a bicicleta em cidades principiantes. Os seus resultados serão divulgados dia 1 de Julho, também em formato online (Ver separador “Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes”). Inspirado por este projeto, esta conferência visa hospedar uma discussão galvanizante nesta e noutras abordagens ao planeamento de cidades humanas.

1. Planear para a bicicleta: Apoiar Cidades à Escala Humana

A primeira temática explora em pormenor as complexidades desde modo de transporte. Encorajamos reflexões sobre o papel da bicicleta no processo de transição para mais cidades à escala humana e sobre as estratégias que podem ser aplicadas para facilitar a sua implementação. Reflexões sobre como ultrapassar a típica resistência à bicicleta em contextos principiantes são encorajadas.

1. A forma urbana e o ambiente: Planeamento à Escala Humana

A segunda temática aprofunda a dimensão física de áreas urbanas e os impactos ambientais de uma multitude de sistemas que guiam as suas operações quotidianas. Aqui, a discussão é promovida em aspetos como a forma urbana e a morfologia, espaços públicos, acessibilidade local, mudanças climáticas e a cidade pós-carbono.

1. Planeamento Transformativo e Bem-estar: Acordos e Governança à Escala Humana

A terceira temática tem como objetivo desenlaçar as complexas conexões entre dinâmicas de mudança urbana, planeamento transformativo e bem-estar social. Aborda alterações urbanas de múltiplas perspetivas, considerando dimensões como a economia, habitação, turismo, inclusão, e …, e procuram perceber como as ligações entre elas podem fornecer oportunidades para promover cidades à escala humana, enfatizando o papel acordos governamentais para planeamento transformativo.

1. Planeamento e Engenharia de Transportes: Sistemas de Mobilidade à Escala Humana

A temática 4 propõe a reflexão em alterações decorrentes e futuras em planeamento de transportes e nos seus impactos nas necessidades humanas e de espaço. Estes podem incluir novos sistemas de apoio ao planeamento, procedimentos de modelação e integração de ovas tecnologias e configurações de infraestruturas.

Oradores

Este ano, contamos com estimulantes discursos sobre a cidade de 15 minutos, pelo Professor Carlos Moreno da Universidade de Paris Panthéon-Sorbonne e sobre a mobilidade ciclável por parte do Professor Marco te Brömmelstroet, da Universidade de Amsterdão (mais informações disponíveis aqui).

A Conferência

A conferência final do projeto BooST irá decorrer dia 1 de Julho de 2021, em formato virtual.

Irá focar-se no planeamento para a bicicleta em Portugal, contando com participações de representantes municipais, de empresas na área da bicicleta, e de grupos de ativismo a favor da bicicleta.

Será organizada pelo projeto BooST em parceria com o CITTA, no âmbito da 13ª Conferência de Investigação no Planeamento. O tema da conferência é Planear Cidades à Escala Humana, sobre o qual se irá focar dia 2 de Julho (Ver separador “Planear Cidades à Escala Humana”).

Mais informações estarão disponíveis brevemente.

Workshop para Alunos de Doutoramento

No âmbito da conferência final do projeto BooST e da 13ª Conferência do CITTA, irá decorrer um workshop para estudantes de doutoramento com o tema do Planeamento para a Bicicleta. Mais informações estarão disponíveis brevemente

Inscrições

Mais informações sobre com se inscrever no dia 1 – Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes – e no dia 2 – Planear Cidades à Escala Humana – serão colocadas brevemente.

Resumos

O prazo para submissão de resumos é 9 de Abril de 2021. Para a submissão de resumos pede-se para seguir as instruções aqui. Resumos selecionados terão a oportunidade de ser apresentados na conferência.

Atas de Conferência

Autores de resumos aprovados terão a oportunidade de submeter um artigo para ser publicado nas atas de conferência. Este poderá ser submetido até ao dia 4 de Julho de 2021.

Concurso de Melhor Artigo de Estudante

Todos os artigos que reflitam investigação em progresso ou terminada no âmbito de investigações de Doutoramento ou Mestrado, poderão inscrever-se para participar no Prémio de Melhor Artigo de Estudante desta conferência (limite de 5000 palavras). Informamos que estes autores serão chamados para rever outros artigos no âmbito deste concurso, devendo contar com a revisão de dois artigos. Mais informações serão disponibilizadas no site.