1. Apresentação 

Disponibilização de estacionamento seguro para bicicletas em locais convenientes para os seus utilizadores. 

 

2. Objetivos

  • Garantir que a bicicleta é conveniente ao permitir que seja estacionada próximo aos locais de destino. 
  • Aumentar a competitividade da bicicleta enquanto meio de transporte porta-a-porta. 

 

3. Importância da medida

A importância desta medida prende-se com a necessidade de garantir meios favoráveis para a mobilidade em bicicleta, permitindo que seja estacionada com segurança junto ao local de destino e permitindo superar receio de roubo e vandalismo (apontado como um dos principais obstáculos à utilização de bicicleta própria). Além disso, é essencial administrar o estacionamento de bicicletas em espaço público, especialmente no centro das cidades, de forma a evitar o estacionamento desorganizado que degrada a qualidade do espaço público, prejudicando invariavelmente o peão, e pode mesmo desencorajar os potenciais ciclistas se for difícil encontrar um local de estacionamento adequado.  

Os estacionamentos de bicicleta juntamente com cacifos e sistemas de vigilância são uma medida de baixo custo de implementação, que oferecem opções de armazenamento com proteção contra intempéries e roubo. 

1. Boas Práticas 

  • As exigências relativamente ao estacionamento de bicicletas podem ser resumidas em: necessidade de segurança e proteção e conveniência, ou seja, a possibilidade de deixar a bicicleta o mais próximo possível do destino. 
  • Uma politica de estacionamento para bicicletas deve responder: às diferentes necessidades dos utilizadores (estacionamento de curto prazo e armazenamento de longo prazo); ao nível de procura; à necessidade de armazenamento nos aglomerados habitacionais. 
  • No estacionamento rotativo, de curto prazo, é prioritária a proximidade e facilidade/rapidez de estacionamento. 
  • No armazenamento de longo prazo, o nível de segurança e proteção (estacionamento abrigado ou interior) são os fatores mais importantes. 
  • A contabilização dos níveis de procura deve estimar a capacidade necessária e a localização dos estacionamentos. 
  • Nos novos empreendimentos urbanos, devem cumprir-se os valores-alvo mínimos para o estacionamento e armazenamento de bicicletas (relacionado com a quota modal potencial) a incluir nos regulamentos e instrumentos de gestão territorial. 
  • Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem comprometer os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização). 
  • Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).

2. Ações

Estacionamento de curta duração – U Invertido (tipo "Sheffield")
Reúnem as melhores condições de segurança e versatilidade, para além de serem os recomendados pelos diversos manuais sobre o assunto.
O Manual de Estacionamento para Bicicletas da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), sugere a distância mínima entre suportes de 75 cm e preferencialmente de 120 cm.

Vantagens:
Estável e com grande compatibilidade.
Facilmente inserível no espaço público.
Robusto e de baixa manutenção.
Estacionamento de curta duração – Grelha
Suportes que apenas oferecem apoio inferior na roda frontal ou apenas num ponto de apoio do quadro, devem ser evitados, pois não proporcionam estabilidade nem segurança e são e propensos a danos na bicicleta.

Desvantagens:
Instabilidade para a bicicleta;
Reduzida funcionalidade;
Baixa segurança.
Estacionamento coberto
Recomenda-se que os principais estacionamentos para bicicletas sejam cobertos, quer localizando-os dentro de um edifício, dotando-os de um abrigo adequado (e localizado perto da entrada do edifício/serviço que serve).

Vantagens:
Proteção contra intempéries.

Desvantagens:
Custos de investimento e manutenção adicionais.
Garagem para bicicletas

Vantagens:
Proteção contra roubo, vandalismo e intempéries;
Garagens coletivas para cerca de 5 a 8 bicicletas são dimensionadas para serem instaladas num lugara vaga de estacionamento automóvel.

Desvantagens:
Solução mais cara.
Estações de estacionamento supervisionado
Para áreas com grande número de ciclistas que precisam estacionar por períodos prolongados.

Vantagens:
Risco reduzido de vandalismo e roubo; Podem ser fornecidos serviços de manutenção e aluguer de bicicletas.

Desvantagens:
Custos de investimento e manutenção adicionais.
Estações de estacionamento automatizado
Semelhante às instalações de estacionamento supervisionado, há exemplos de sistemas de armazenamento de bicicletas totalmente automatizados.

Vantagens:
Poupança nos custos de pessoal.

Desvantagens:
Na ausência de presença humana, cuidado especial deve ser dado à segurança em termos de visibilidade e iluminação.
Custos de investimento e manutenção adicionais.

*  Alguns países europeus definiram já o número de lugares de estacionamento de bicicletas em função do uso do solo: 

Habitação  1 lugar/T0 ou T1; 4 lugares/T4, etc 
Serviços  Colaboradores: 2 lugares/10 postos de trabalho 

Visitantes: entre 0,5 a 2 lugares/ 10 postos de trabalho (variável consoante o fluxo de visitantes) 

Comércio  Colaboradores: 2 lugares/10 postos de trabalho 

Clientes: 0,5 a 3 lugares/ área bruta de construção de comércio 

Indústria  Colaboradores: 2 lugares/10 postos de trabalho 

Visitantes: 0,5 lugares/10 postos de trabalho 

Restauração e hotelaria  Colaboradores: 2 lugares/ 10 postos de trabalho 

Clientes: entre 1 e 2 lugares/ 10 postos de trabalho 

Equipamentos escolares  Alunos (variável em função do grau de ensino): 1 a 7 lugares /10 alunos 

Professores: 2 lugares/10 professores 

Equipamentos (culturais, desportivos)  Centro desportivo: 4 lugares/ 10 lugares no balneário 

Teatro: 1 lugar/10 lugares sentados 

Cinema: 4 lugares/10 lugares sentados 

Paragens/Estações de Transporte Coletivo  1 a 4 lugares/ 10 passageiros (partida de uma paragem/estação) 

Fonte: IMTT, 2011.

1. Impactos 

Eficiência do sistema de mobilidade
A oferta de estacionamento de bicicleta pode incentivar um aumento da repartição modal da bicicleta, contribuindo para uma redução do congestionamento e um aumento da eficiência do sistema de mobilidade.
Ruas com vida
A oferta de estacionamento de bicicleta devidamente desenvolvida ajuda a organizar os espaços públicos e a evitar conflitos com os diversos utilizadores.
Proteção ambiental
Onde o uso de automóveis for reduzido como resultado da introdução do estacionamento de bicicletas, haverá também uma redução nos níveis de poluição do ar e sonora, incluindo emissões reduzidas de CO2.
Inclusão, equidade e acessibilidade
Alguns grupos de pessoas com rendimentos mais baixos podem beneficiar da opção de mobilidade melhorada a baixo custo que o ciclismo oferece. A provisão de estacionamento seguro e armazenamento para bicicleta é importante para remover a preocupação do roubo e torná-la mais acessível para todos.
Segurança e conforto
O fornecimento de estacionamento e armazenamento de bicicleta melhora diretamente a segurança e conforto dos utilizadores.
Valor económico
O fornecimento de instalações de estacionamento de bicicletas de qualidade num centro local pode incentivar um maior uso de lojas e serviços locais.
Consciencialização e aceitação
Uma das preocupações dos ciclistas é onde colocarem a bicicleta após o fim da viagem e questões de furto. Desta forma, ao providenciar estacionamento para bicicletas segura irá aumentar a confiança dos ciclistas e consequentemente incentivar e normalizar o uso da bicicleta.

Legenda:

Muito PositivoPositivoNeutroNegativoMuito Negativo

 

 

2. Barreiras

Legal
Na maioria dos casos, não existem barreiras legais óbvias para o fornecimento de estacionamento e armazenamento de bicicletas. Onde houver propostas para introduzir garagem de bicicletas em estacionamentos ou na via pública, o enquadramento legal deve ser verificado.
Financeira
As opções de Estacionamento e Armazenamento de Bicicleta podem variar significativamente, mas as formas mais simples de estacionamento de curta duração proporcionam uma opção de custo relativamente baixo.
Governação
Pode envolver autoridades públicas, serviços de transporte e, potencialmente, empresas, organizações ligadas à bicicleta e outros grupos de interesse. Não são esperadas configurações muito complexas para implementar uma medida de estacionamento de bicicletas.
Aceitação política
Medidas voltadas aos ciclistas têm frequentemente menos prioridade do que aquelas voltadas aos veículos motorizados.
Aceitação pública
Espera-se que haja apoio de vários grupos, bem como de lobbies pró-ciclistas, mas também haverá aqueles que se opõem a investimentos significativos no ciclismo, especialmente se isso for feito à custa de outros modos de transporte ou outros serviços públicos.
Viabilidade técnica
Com exceção das soluções automatizadas de armazenamento de bicicleta, os requisitos técnicos não são complexos.

Legenda:

Sem barreirasBarreira mínimaBarreira moderadaBarreira significativa

 

 

3. Custos

Zona

Medida Unidade Custo Ano de implementação
Universidade do Porto, Área Metropolitana do Porto (Portugal) Compra de bicicletários 265 lugares 66 558,00 € 2018
Maia, Área Metropolitana do Porto (Portugal) Suportes de estacionamento 21 lugares 6 216,00 € 2018
Matosinhos, Área Metropolitana do Porto (Portugal) Aquisição de instalações de apoio 5 cacifos eletrónicos e 1 quiosque autónomo de apoio ao ciclista 49 590,00 € 2018
Fornecimento e montagem de parqueadores 100 unidades 9 100,00 € 2018
Loulé, Faro (Portugal) Equipamento de combate a incêndios, socorro e segurança nos parqueamentos de bicicletas 1 ano 7 398,00 € 2019
Substituição de LCD em Postes de Amarração do Sistema VLM Public Bikes 12 780,00 € 2019
Lisboa, , Área Metropolitana de Lisboa (Portugal) Fornecimento e Instalação com carotagem de pavimento e fixação de Suportes de Estacionamento para Bicicletas tipo “Shefield” 850 Suportes 51 890,00 € 2018
Áustria Suporte 1 lugar 85,00 € Informação recolhida em 2013
Espaço de bicicleta em estacionamento coberto e iluminado 1 000,00 €
Suporte para pendurar bicicleta 25,00€-75,00€
Suporte do quadro dianteiro 100,00€-180,00€
Estacionamento móvel para eventos 150,00€-175,00€
Estacionamento de longa duração com telhado 600,00€-1000,00€
Estacionamento de longa duração com telhado e iluminação 700,00€-1125,00€
Estações de bicicletas 3 000,00€-6 000,00€
Estacionamento móvel de longa duração 450€-700€
Caixas de bicicletas 500,00€-2500,00€
Caixas de bicicleta com estação de carregamento para e-bikes 1 200,00€-5 000,00€
Cacifos 300,00 €
U.K. Estações de bicicletas partilhadas com outros comércios e serviços 200m2 1,75 milhões £ 2007
20 000m2 25 milhões £ 2011
Greater Manchester (U.K.) Construção de estacionamentos de bicicletas 15 estações; 1 206 lugares de estacionamento; acesso por meio de cartão; segurança CCTV 0,12 – 0,20 milhões £ (estacionamentos típicos); 0,30 milhões £ (conversão de estação); 0,40 – 0,70 milhões £ (“centros de ciclismo”*) Informação recolhida em 2017
Cambridge, Cambridgeshire (U.K.) Construção de estacionamento de bicicletas 2 850 lugares, incluindo suportes para pendurar bicicletas normais e espaço para bicicletas grandes; acesso por meio de escadas com encaixes rampeados para bicicletas; acesso grátis 24h; segurança CCTV; inclusão de loja de aluguer e reparação de bicicletas 2,5 milhões £ (1,2 milhões £ para trabalhos internos específicos à bicicleta)** 2016
Sevilha, Andaluzia (Espanha) Suportes de estacionamento 155 áreas com 712 lugares 162 000,00 €

2007

 

Estudo de Caso 1: Estacionamento de bicicletas em estações de Comboio na Holanda 

Praticamente todas as estações são equipadas com centros de estacionamento e armazenamento de bicicleta, incluindo: Sistema vigiado e coberto; Aluguer de bicicletas e acessórios; Serviços de manutenção; Armários. 

Saber mais: www.eltis.org/discover/case-studies/how-dutch-railway-stations-encourage-multimodality 

Impacto:

Eficiência do sistema de mobilidade
Na Holanda, o uso combinado da bicicleta e de modos de transporte público é uma opção popular, resultando numa redução significativa no congestionamento rodoviário. O estacionamento de bicicletas é parte integrante e importante da rede cicloviária.
Ruas com vida
A oferta de estacionamento de bicicleta contribui para uma transferência modal para a bicicleta, o que, por sua vez, pode proporcionar oportunidades de interação social e ajudar a reduzir o ruído e a poluição do ar. Também reduz o estacionamento ilegal de bicicletas nos passeios.
Proteção ambiental
Na Holanda, o uso combinado da bicicleta e modos de transporte público é uma opção popular, resultando numa redução significativa nos níveis de ruído e poluição do ar, incluindo a redução das emissões de CO2.
Inclusão, equidade e acessibilidade
O uso de estacionamento e armazenamento de bicicletas não é restrito e, portanto, todos os grupos podem beneficiar do ciclismo como um modo de transporte barato e conveniente.
Segurança e conforto
O fornecimento de estacionamento e armazenamento de bicicleta aumenta os níveis de segurança e conforto dos utilizadores de bicicleta, ao proteger contra o risco de roubo e proporcionar conveniência no estacionamento junto ao local de destino.
Valor económico
O fornecimento de instalações de estacionamento de bicicletas de qualidade num centro local pode incentivar um maior uso de lojas e serviços na área local, embora o estudo de caso não apresenta evidências que confirmem isso.
Consciencialização e aceitação
Sem dados.

 

Estudo de Caso 2: Planeamento de estacionamento de bicicletas através de redes sociais – Polónia 

A ação “Pedale por quilômetros, estacione num lugar agradável” é uma competição onde os participantes registram a distância percorrida por meio de uma aplicação on-line. Este aplicativo também permite que os participantes identifiquem lugares para novos estacionamentos de bicicletas e adicionem rotas cicláveis num banco de dados. Com base nessas informações, a organização escolheu os locais mais relevantes e tratou das formalidades para instalar os novos estacionamentos de bicicletas. Em 2012, os participantes já tinham percorrido um total de 80 000 km, e mais de 685 estacionamentos de bicicletas com 1170 vagas foram instalados em 77 localidades de 7 grandes cidades. 

Saber mais: www.eltis.org/discover/case-studies/cycle-kilometres-park-atmospheric-place-cycling-action-poland

Impacto:

Eficiência do sistema de mobilidade
Não há dados a respeito da alteração modal alcançada pelo projeto. No entanto, considera-se que, em geral, a campanha aumentou os níveis de utilização da bicicleta como meio de transporte.
Ruas com vida
O estacionamento de bicicletas pode contribuir positivamente para a paisagem urbana, bem como reduzir a desordem de uma rua.
Proteção ambiental
Não há dados a respeito da alteração modal alcançada pelo projeto, nem dos efeitos mitigadores em relação ao CO2 e outros poluentes. Entretanto, considera-se que a campanha aumentou os níveis de ciclismo como modo de transporte, com efeitos positivos sobre o meio ambiente.
Inclusão, equidade e acessibilidade
O uso de estacionamento e armazenamento de bicicletas não é restrito e, portanto, todos os grupos podem beneficiar do ciclismo como um modo de viagem barato e conveniente.
Segurança e conforto
O fornecimento de estacionamento e armazenamento de bicicleta aumenta os níveis de segurança e conforto dos utilizadores de bicicleta, ao proteger contra o risco de roubo e proporcionar conveniência no estacionamento junto ao local de destino.
Valor económico
O fornecimento de instalações de estacionamento de bicicletas de qualidade num centro local pode incentivar um maior uso de lojas e serviços na área local, embora o estudo de caso não apresente evidências que confirmem isso.
Consciencialização e aceitação
Sem dados.

 

Legenda:

Muito PositivoPositivoNeutroNegativoMuito Negativo

 

Ayuntamento de Sevilha (2007). Plan director para el fomento del transporte en bicicleta. Sevilla 2007-2010. Consultado em 2 Julho 2019. Disponível em: http://www.sevilla.org/sevillaenbici/plandirector/planbicisevilla.html 

ECF (2018). Making Buildings fit for Sustainable mobility. Consultado em 17 de JulhoDisponível em: ecf.com/system/files/Bicycle%20vs%20Car%20Parking%20in%20Building%20Codes_ECF_ONLINE.pdf 

Eltis. The urban mobility observatory (2014) Cycle for kilometres. park in an atmospheric place – cycling action in PolandConsultado em 1 Julho 2019. Disponível em: https://www.eltis.org/discover/case-studies/cycle-kilometres-park-atmospheric-place-cycling-action-poland 

Ferrando, H., Anaya, E., González, D., & Sterbova, E. (2009). Manual de aparcamientos de bicicletasConsultado a 22 Julho 2019. Disponível em:https://www.uv.es/preven/mediambient/documents/Manual%20de%20aparcamientos%20de%20bicicletas%20del%20IDAE.pdf 

FPCUB. Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (2015). Manual de Estacionamentos para bicicletas. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: https://www.fpcub.pt/files/2011/08/Manual_estacionamento_fpcub_v2.pdf 

IMTT (2011). Princípios de Planeamento e Desenho. Colecção de Brochuras Técnicas / Temáticas Rede Ciclável – Princípios de Planeamento e Desenho 

KonSULT. Knowledgebase on Sustainable Urban Land use and Transport. (2014). Cycle and Parking & StorageConsultado em 1 Julho 2019. Disponível em: http://www.konsult.leeds.ac.uk/pg/20/ 

MUBI. Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (2014). Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia – estacionamento para bicicletas. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: https://mubi.pt/2014/03/29/plano-de-mobilidade-sustentavel-do-concelho-da-maia-estacionamento-para-bicicletas/ 

OFROU – Office fédéral des routes (2008). Stationnement des vélos Recommandations pour la planification, la réalisation et l‘exploitationBerne: OFROU. Consultado em 17 Julho 2019. Disponível em: https://www.astra.admin.ch/dam/astra/fr/dokumente/langsamverkehr/lv_v07_veloparkierung-handbuch2008.pdf.download.pdf/md_g07_stationnementdesvelos-manuel2008.pdf 

PRESTO. Promoting Cycling for Everyone as a Daily Transport Mode (2010). Cycling Policy Guide InfrastructureConsultado em 1 Julho 2019. Disponível em:https://ec.europa.eu/energy/intelligent/projects/sites/iee-projects/files/projects/documents/presto_policy_guide_cycling_infrastructure_en.pdf 

Taylor, I. & Hiblin, B. (2017). Typical Costs of Cycling Interventions: Interim analysis of Cycle City Ambition schemesConsultado em 2 Julho 2019. Disponível em: http://www.transportforqualityoflife.com/policyresearch/cyclingandwalking/