[Fonte: Jornal Público, 13 Nov 2018]

 

A Zero e associações que promovem a mobilidade urbana com bicicletas entregaram documento ao Governo em que reclamam os mesmo incentivos financeiros dos veículos eléctricos.

As associações nacionais no âmbito das bicicletas querem que o Governo conceda incentivos financeiros a estes veículos na versão eléctrica, tal como já faz em relação aos carros e motos.

Em comunicado, a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Abimota – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas e a organização ambientalista ZERO revelam que pediram, num position paper enviado ao Governo e aos grupos parlamentares, “a extensão do incentivo financeiro do Estado actualmente existente para a aquisição de automóveis e motos eléctricas à bicicleta com assistência eléctrica e a inclusão da bicicleta nas políticas públicas de incentivo à mobilidade eléctrica”.

As mesmas entidades contabilizaram que “em dois anos de existência deste incentivo, introduzido em 2017, o Estado terá apoiado com perto de 5 milhões de euros a que se somará um montante de ordem semelhante em benefícios fiscais adicionais, designadamente isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV) e de Imposto Único de Circulação (IUC), a aquisição de cerca de 2100 automóveis eléctricos”.

Por outro lado, e sem nenhum tipo de incentivo ou benefício, foram compradas em 2016 três mil bicicletas eléctricas, uma solução que as associações dizem ser de “mobilidade saudável, ecológica e energeticamente eficiente”.

Associações querem incentivos à compra de bicicletas eléctricas