Em setembro de 2018, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Comissão Europeia lançou o desafio de “Biking Social” em toda a Europa. O Social Biking challenge visa incentivar a utilização de bicicleta como um hábito social. O desafio promove a atividade física, o uso de um modo de transporte sustentável (a bicicleta) e visa também aumentar a reparticipação modal da bicicleta, criando uma rede de ciclistas.

O desafio é baseado no app BikePrints, que permite aos utilizadores acompanhar os seus percursos de bicicleta e participar de uma competição de três semanas na sua cidade e com as outras cidades europeias. Os participantes podem andar sozinhos, em pares ou em grupos, e ganhar pontos com base na distância percorrida que poderão ser convertidos em prémios.

A Comissão Europeia procura coordenadores locais (municípios, ONGs, clubes de ciclismo, etc.) para ajudar a promover e organizar o Desafio de Social Biking na sua cidade. As datas para o desafio de 2019 serão anunciadas na primavera, portanto, fique atento ao site:

https://socialbiking.jrc.ec.europa.eu

 

Desafio de Biking Social