Através da ferramenta VEB é possível verificar o valor económico dos impactos ambientais (emissões de CO2 e qualidade do ar) e energéticos (consumo de combustível) e benefícios na saúde associados à distribuição modal dos municípios portugueses.
Impactos ambientais e energéticos
- Custos das Emissões de CO₂
- Custos do Consumo de Combustível
- Custos da Qualidade do ar
Os valores apresentados para os impactos ambientais e energéticos têm como base os Censos de 2011 - População residente (empregada e estudantes) que vive no alojamento a maior parte do ano, a exercer profissão/estudar, por principal meio de transporte e segundo a duração do trajeto residência/local de trabalho ou estudo.
Benefícios na Saúde
Estimativa do benefício médio anual (por ciclista; por viagem; e benefício anual total) devido à redução da mortalidade como resultado da utilização da bicicleta.
Os valores apresentados para os benefícios na saúde têm como base os Censos de 2011 - População residente empregada que vive no alojamento a maior parte do ano, a exercer profissão, por principal meio de transporte e segundo a duração do trajeto residência.
Mapa
Ao clicar no mapa é possível obter valores detalhados sobre cada município, e perceber o diferencial do valor económico associado a um potencial aumento da utilização da bicicleta entre 2011 (censos 2011) e 2021 (ITDP)
1. O Cenário ITDP que estabelece o aumento de 0,2 pontos percentuais por ano (o que representa um aumento 2,02% da quota modal da bicicleta em 10 anos). Para os indicadores ambientais e energéticos, é possível fazer simulações estabelecer diferentes cenários, inserido um valor da quota modal da bicicleta e observar as alterações dos custos (€) associados à alteração modal inserida.
1Institute for Transportation & Development Policy
Para mais informação clique em Metodologia.