Na próxima segunda-feira, 14 de junho pelas 14h00, terá lugar o webinar “Boas Práticas de Mobilidade Sustentável em Instituições do Ensino Superior”, organizado pelo grupo de trabalho de Mobilidade Sustentável da Rede Campus Sustentável. O projeto Boost estará representado pela investigadora Ana Mélice Dias, com a apresentação do Selecionador de Medidas para a Bicicleta, num contexto de aplicação em Universidades. As inscrições estão abertas em https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tZ0qfu2qrzMiGdBJeriYti_5XAbMoFgh25wt
Read More
Estão abertas as inscrições para a Conferência Final do projeto BooST, “Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes”.  O evento decorre dia 1 de Julho de 2021.
Read More
Está aberto o convite para Abstracts da 13ª Conferência Anual de Investigação em Planeamento – Planning for Human Scale Cities. A conferência é organizada pelo Centro de Investigação em Território, Transportes e Ambiente (CITTA) em parceria com o projeto de investigação BooST. Convidamos a refletir sobre a facilidade de uso do ambiente urbano e sobre modos de gerar cidades dinâmicas e apropriadas ao uso humano. As submissões estão abertas até dia 9 de Abril!
Read More
Dia 9 de Fevereiro de 2021 decorre o terceiro evento do ciclo de conferências "Ferramentas de Apoio a Estratégias Cicláveis", entre as 14:30 e as 15:30. Será transmitido online na página do facebook do projeto (https://www.facebook.com/BooSTBoostingStarterCyclingCities). As inscrições no evento podem ser feitas no seguinte link: https://inqueritos.up.pt/index.php?r=survey/index&sid=996454&lang=pt.
Read More
Dia 2 de Fevereiro de 2021 decorre o segundo evento do ciclo de conferências "Ferramentas de Apoio a Estratégias Cicláveis", entre as 14:30 e as 15:30. Será transmitido online na página do facebook do projeto (https://www.facebook.com/BooSTBoostingStarterCyclingCities). As inscrições no evento podem ser feitas no seguinte link: https://inqueritos.up.pt/index.php?r=survey/index&sid=996454&lang=pt.
Read More
Dia 26 de Janeiro irá ter início o ciclo de conferências "Ferramentas de Apoio a Estratégias Cicláveis", organizado pelo projeto BooST – Impulsionar a Bicicleta em Cidades. O primeiro evento irá apresentar o “Potencial Bruto para a Bicicleta”. O evento decorrerá entre as 14:30 e as 15:30. Será transmitido online na página do facebook do projeto (https://www.facebook.com/BooSTBoostingStarterCyclingCities). As inscrições no evento podem ser feitas no seguinte link: https://inqueritos.up.pt/index.php?r=survey/index&sid=996454&lang=pt
Read More
A MUBi Porto - Associação pela Mobilidade em Bicicleta lança uma petição por um Porto mais ciclável e acessível, em que destaca medidas necessárias para mudar o paradigma de mobilidade na cidade. Se é ciclista, assine; se não é, também. Todos, mesmo os automobilistas, somos pedestres, e a bicicleta, quando adequadamente usada, é um dos principais aliados dos pedestres, mesmo dos automobilistas, para que possamos todos andar a pé serenamente.
Read More
O convite para Abstracts da Velo-city 2021 está aberto até 20 de Novembro! Convidam todos os académicos e investigadores a partilhar os seus conhecimentos, experiências, projetos e pesquisa sobre o tema Diversidade Ciclável com uma audiência global de peritos.
Read More
Quinta-feira, dia 5 de novembro, entre as 11:30h e as 12:30h, a Embaixada de Ciclismo dos Países Baixos (Dutch Cycling Embassy), em associação com a Embaixada dos Países Baixos em Lisboa, apresentam um seminário online focado na criação de redes cicláveis atrativas e seguras para todas as idades e grupos. O objetivo é trocar conhecimentos entre Portugal e os Países Baixos, em particular no caso de profissionais no sector dos transportes, representantes e decisores políticos, planeadores a nível local e nacional, ativistas da bicicleta e líderes da comunidade empresarial.
Read More

Inquérito aos utilizadores da GIRA

Thursday, 1 de October de 2020
Inquérito destinado aos utilizadores do sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa intitulado GIRA
Read More
Na última sessão do Ciclo de Eventos Mobilidade Urbana Pós-Covid, Cristina Pimentel e Álvaro Herédia deram a conhecer as medidas a serem implementadas nas cidades do Porto e de Valladolid, respetivamente.
Read More
Próxima segunda-feira, 13 de julho, pelas 15:00, teremos Cristina Nieto Guimarães Pimentel, Vereadora da Mobilidade da Câmara Municipal do Porto, e Alvaro Fernandez Heredia, Administrador da Autobuses Urbanos de Valladolid SA (Auvasa). A conversa terá transmissão online em https://www.facebook.com/mobilidadeurbanaposcovid19/. Esta é uma iniciativa organizado pelo projeto BooST e pelo L3P.
Read More
Próxima segunda-feira, 6 de julho, pelas 15:00, teremos Xavier Matilla Ayalla, arquiteto chefe do Ajuntament de Barcelona, responsável pelo políticas urbanas e de qualidade de vida da cidade de Barcelona e um representante da Câmara Municipal de Lisboa. O evento será transmitido na página https://www.facebook.com/mobilidadeurbanaposcovid19/. Esta é uma iniciativa organizado pelo projeto BOOST Boosting Starter Cycling Cities e pelo Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas - L3P.
Read More
O projecto foi apresentado no podcast Bicicultura, um programa sobre o uso da bicicleta, espaço público e sociedade.
Read More
Começa hoje o Ciclo de eventos Mobilidade Urbana Pós-covid organizado pelo projeto BooST – Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes em parceria com o Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas - L3P. As inscrições para o evento podem ser feitas no seguinte link: https://bityli.com/CtT5T. O primeiro evento, Experimental measures to promote sustainable mobility com Mike Lydon vai ser transmitido aqui: https://www.facebook.com/mobilidadeurbanaposcovid19/videos/1265097980511124/
Read More
Em resposta às necessidades pós-pandemia, Lisboa irá introduzir mais ciclovias e estacionamento de bicicleta, abrandar a velocidade de veículos motorizados e lançar um plano de apoio à compra de bicicletas.
Read More
Junte-se ao 'Movimento Gostava de Andar de Bicicleta' e ao 'BooST' no Facebook.
Read More

Vamos celebrar o dia da bicicleta!

Wednesday, 3 de June de 2020
Junte-se ao 'Movimento Gostava de Andar de Bicicleta' e ao 'BooST' no Facebook.
Read More
O impacto do Covid-19 na procura de espaços sem carros.
Read More
Por despacho de 12/11/2019, do Senhor Diretor da FEUP, Professor Doutor João Bernardo de Sena Esteves Falcão e Cunha, foi...
Read More
Convidamos os municípios portugueses para participarem do projeto BooST que visa disponibilizar orientação técnica para a promoção da bicicleta como...
Read More
Mais de 20 bibliotecas públicas nos EUA introduziram programas especiais de bicicletas partilhadas, nos quais os participantes retiram gratuitamente uma bicicleta da biblioteca e devolvem-na no final do dia. A iniciativa faz parte de uma nova tendência na qual alugar uma bicicleta para se deslocar na cidade é tão fácil como levar um livro emprestado.
Read More

Semana Europeia da Mobilidade 2019

Monday, 5 de August de 2019
A próxima edição da Semana Europeia da Mobilidade  decorre entre os dias 16 e 22 de Setembro, este ano sob o tema Caminhar e pedalar em segurança.
Read More
Nova Iorque irá projetar um plano de 58.4 milhões $ que visa aumentar a infraestrutura e a segurança ciclável por toda a cidade.
Read More
A Velo-city 2019 foi dedicada ao tema “Cycling for the Ages”, com especial enfoque na acessibilidade da bicicleta em termos inter-geracionais, sociais e de género e no papel da bicicleta na transição para um novo modelo económico e societal, mais sustentável e humanizado.
Read More
As autoridades locais de Amsterdão anunciaram os planos de remover 10.000 lugares de estacionamento da cidade. Uma nova curta-metragem da StreetFilms documenta como o processo está a ser bem recebido, sem contestação de ninguém, tornando a cidade ainda mais amigável para a bicicleta e devolvendo as ruas às pessoas e comunidades.
Read More

Projeto BooST na conferência NECTAR

Friday, 7 de June de 2019
O projeto BooST está presente hoje na 15ª Conferência bienal NECTAR, em Helsínquia. A conferência debate o papel dos transportes...
Read More
O projeto BooST será apresentado no XVI Congresso Ibérico "A Bicicleta e a Cidade", que irá debater o papel da bicicleta para "Melhores Comunidades; Melhores Acessibilidades; Melhor Ambiente e Saúde; e Melhor Economia e Turismo".
Read More
Projeto colaborativo junta, em Portugal, pessoas que querem começar a pedalar na cidade com utilizadores mais experientes disponíveis para ajudar
Read More
Foi apresentada ontem a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa, na qual o Governo Português afirma a sua aposta na mobilidade ativa e, em particular, na bicicleta, com o mote "um país orgulhosamente ativo”. Se, em 2011, apenas 0,5% das deslocações pendulares eram feitas de bicicleta, o objetivo é que em 2030 sejam 7,5%, atingindo assim a média europeia. A Estratégia inclui um processo participativo, estando desde já em fase de discussão pública.
Read More
O projeto BooST lançou hoje o Movimento "Gostava de andar de bicicleta" que pretende contribuir para o levantamento e reconhecimento...
Read More
Um plano diretor pan-europeu para a promoção da bicicleta será publicado no outono de 2019. A aspiração do plano é duplicar os níveis de utilização de bicicleta na região pan-europeia, composta por 54 países. Para muitos destes países, o plano será o primeiro passo na promoção da bicicleta a nível nacional.
Read More
Portugal está a ser invadido por uma nova forma de mobilidade. Andar de bicicleta ou de trotineta está na moda e, com ou sem ciclovias, serve como opção para as deslocações de centenas de portugueses. Mas é aqui que surge o problema. As vias específicas para estes tipos de veículos parecem cada vez mais insuficientes para estes amigos do ambiente. Para responder a este desafio, o governo anunciou que irá investir 300 milhões de euros nestes troços, num total de mil quilómetros, em várias localidades do país, no âmbito do plano Portugal Ciclável 2030. O financiamento será feito através do Fundo Ambiental e os municípios deverão apresentar propostas que serão depois apreciadas. No total, o Estado prevê investir em 110 ciclovias num período de 12 anos. 
Read More
A Comissão Europeia (DG Move) está a elaborar a 'EU Cycling Guidance' (orientação para a bicicleta na UE) para apoiar a concepção e implementação de projectos cicláveis nos Estados-Membros. Para dar conta da diversidade de fatores contextuais que podem afetar o sucesso das medidas de promoção da bicicleta, a orientação parte de 20 estudos de caso de cidades com diferentes características, desde 'cidades principiantes', com infraestrutura ciclável mínima, até 'cidades campeãs', onde a bicicleta já faz parte da cultura quotidiana da cidade. A cidade de Águeda surge como estudo de caso de uma cidade principiante...
Read More
De acordo com o relatório “Cidades em transformação: o potencial da utilização diária de bicicleta”, publicado hoje pela SUSTRANS, estima-se que 34.000 incidências decorrentes de oito tipo de doenças com risco de morte (incluindo diabetes tipo 2, trombose, cancro de mama e depressão) seriam evitadas entre 2017 e 2040, se a utilização de bicicleta em grandes cidades aumentasse para taxas como as alcançadas em Londres. Além disso, pouparia £ 21 bilhões à economia, incluindo 319 milhões de poupança ao Serviço Nacional de Saúde.
Read More
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) procuram concretizar os direitos humanos de todos. A bicicleta já está a atingir essas metas em todo o mundo, contribuindo diretamente para quase todos os 17 ODS, e esse é um bom motivo para investir mais em bicicleta. Tornar o transporte mais sustentável assume uma importância crítica para a humanidade e o planeta. Além disso, a mobilidade ativa é um direito humano em todas as escalas - incluindo o direito de andar de bicicleta. Os governos a todos os níveis devem fornecer acesso seguro ao espaço público, proteger aqueles que andam a pé ou de bicicleta e garantir - através da mobilidade - a participação igualitária na sociedade.
Read More
O 2º Fórum Mundial da Bicicleta terá lugar em Roterdão nos dias 4 e 5 de junho de 2019. Após o sucesso do primeiro Fórum Mundial da Bicicleta, realizado no Porto em 2017, a Federação Mundial da Indústria de Artigos Esportivos (WFSGI) em cooperação com a Bike Europe organizará a segunda edição desta Conferência Internacional que se concentra no topo da indústria. O principal tema do Fórum de 2019 é "Colocar a indústria de bicicletas no centro do desenvolvimento sustentável". O Fórum vai focar nas consequências das alterações climáticas e no papel que a indústria de bicicletas pode desempenhar no combate a essas alterações.
Read More
O Município de Braga está a desenvolver um Estudo de Mobilidade e Gestão de Tráfego para a cidade, em parceria com a cidade espanhola de Pontevedra. Os dois Municípios têm vindo a estreitar laços de cooperação institucional na área da Mobilidade e Desenvolvimento Urbano.
Read More

Smart Cities Tour 2019

Monday, 14 de January de 2019
O programa Smart Cities Tour 2019 pretende apresentar o estado da arte e conhecer os principais desafios e projetos concretos...
Read More
O projeto BooST – Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes, referência POCI-01-0145-FEDER- 031479, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através...
Read More
Dias sem carros, restrições à circulação de carros nos centros das cidades e limites de velocidade mais baixos são apenas algumas das maneiras através das quais cidades no mundo inteiro estão a tentar incentivar a utilização de bicicleta. Este artigo explora 10 medidas para aumentar o número de pessoas em bicicleta.
Read More
Em 2016, era líder do ranking europeu de exportação de bicicletas; em 2017, caiu para o segundo lugar: ainda assim, Portugal tem a maior fábrica de montagem da Europa. Mas "o mercado [nacional] é pequeno e pedala pouco". O que falta?
Read More
Peões, ciclistas e transporte público devem ter prioridade sobre os carros quando as estradas são construídas ou modernizadas, para encorajar mais atividade física, disse a Agência de Saúde do Reino Unido.
Read More
Em setembro de 2018, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Comissão Europeia lançou o desafio de "Biking Social"...
Read More
Nos dias 4 e 5 de Março, Bilbao converte-se no centro de fomento da bicicleta nas cidades, graças à primeira edição do Encontro da Bicicleta Urbana, organizado pela rede espanhola de cidades pela bicicleta. O principal objetivo deste "I Encuentro de la Bicicleta Urbana" em Bilbao é fomentar e provocar a criação de sinergias entre administrações públicas, start-ups e iniciativas e empresas locais ligadas à mobilidade ciclável, com o fim de dar um impulso definitivo ao uso quotidiano da bicicleta nas cidades.
Read More
Durante várias gerações, os planeadores urbanos dinamarqueses tornaram prioridade fazer as crianças capazes de ir sozinhas de bicicleta para a escola. O resultado não são apenas crianças mais sociais, alegres e saudáveis - mas também adultos mais sociais, alegres e saudáveis.
Read More
A capital portuguesa foi a cidade escolhida para organizar a conferência Velo-City 2021 promovida pela European Cyclists' Federation, considerada a principal...
Read More
App com esquema de pontos permite à população de Bolonha trocar viagens de bicicleta por várias ofertas, como gelados, cerveja ou bilhetes de cinema...
Read More
No Gana, um novo meio de transporte está em emergência: bicicletas de bambu. Construindo quadros de bicicleta a partir de...
Read More
Lições da Holanda, onde o número de bicicletas excede o número de pessoas, fornecendo-nos exemplos para criar uma cultura de ciclismo urbano acessível e explorar como esses exemplos inspiraram outras cidades ao redor do mundo.
Read More
      Acabam de ser divulgados os resultados definitivos do Inquérito à Mobilidade (IMob) conduzido pelo INE em 2017 nas Áreas...
Read More
O próximo Workshop “UNESCO sites and Greenways, a common destination” será dia 29 de Novembro no centro histórico de Guimarães,...
Read More
Uma nova pesquisa da Transport for London (TfL) afirma que as pessoas que caminham, andam de bicicleta e usam o transporte público gastam mais do que os motoristas em lojas locais, confirmando o valor econômico e social da bicicleta.
Read More
O inverno pode ser um período difícil até para o ciclista mais exigente. Manhãs e tardes escuras, combinadas com climas...
Read More
O projecto BooST foi apresentado no primeiro Encontro Anual do "Cycling Research Board” realizado em Amsterdão, no âmbito da sessão...
Read More

Bicycle Film Festival

Wednesday, 14 de November de 2018
Neste mês de novembro duas cidades europeias recebem o "Festival de Cinema de Bicicleta", que ocorre de 15 a 18...
Read More
[Fonte: Jornal Público, 13 Nov 2018]   A Zero e associações que promovem a mobilidade urbana com bicicletas entregaram documento...
Read More
[Fonte: European Parliamentary Research Service Blog, 11 Nov 2019] With European elections coming up in May 2019, you probably want...
Read More
Dados do smartphone de ciclistas e motoristas que fazem entregas de refeições para restaurante através do serviço Deliveroo mostram que as bicicletas são mais rápidas que os carros. Nas cidades, os ciclistas na maior parte das vezes também são mais rápidos do que os veículos motorizados de duas rodas. A Deliveroo trabalha com 30.000 ciclistas e motoristas em 13 países. Veja a notícia completa em inglês.
Read More

Cycling Research Board (CRB)

Friday, 9 de November de 2018
Project BooST will be presented at the first Annual Meeting of the Cycling Research Board (CRB) in Amsterdam, organized by the Dutch...
Read More
[Fonte: Jornal Público; Daniela Carmo, 5 de Novembro de 2018, 18:43] O projecto U-Bike Portugal quer pôr a Universidade do Porto (UP) a dar...
Read More

Descrição do Projeto

Monday, 5 de November de 2018
Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente importância política dada á utilização da bicicleta em meio urbano impulsionado pela...
Read More