1. Apresentação
Esta medida visa a implementação de equipamentos e espaços de apoio ao ciclista, nomeadamente balneários e cacifos.
2. Objetivos
- Facilitar o uso da bicicleta ao oferecer condições que promovem o bem-estar do ciclista e melhoram a sua experiência ao chegar ao local de destino.
3. Importância da Medida
Ao reduzir as barreiras associadas à utilização de bicicleta, promove-se a mobilidade ciclável.
Esta medida é particularmente indicada no âmbito de iniciativas promovidas por escolas/ universidades ou organizações/ empresas.
1. Boas Práticas
– Sempre que possível, oferecer infraestruturas de apoio com diferentes opções de estacionamento de bicicletas, desde simples suportes para estacionamento de curto prazo, a cacifos de bicicletas para estacionamento de longo prazo (Ver Rede de estacionamento de bicicletas).
– As infraestruturas de apoio devem ser seguras, iluminadas e abrigadas dos elementos da natureza. Monitorizar adaptação dos ciclistas às alterações e ir reformulando as ações de modo a responderem às necessidades dos utilizadores (Ver Gestão, manutenção e monitorização).
– Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).
2. Ações
Balneários Oferecer balneários para ciclistas. Estes podem ser inseridos em casas de banhos existentes ou ser criados à parte. Estas áreas devem ser servidas por cacifos para assegurar a segurança dos seus utentes. Áreas e ferramentas para secar a roupa e o cabelo facilitam as condições dos ciclistas. |
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Cacifos Providenciar cacifos para os ciclistas poderem armazenar com segurança os acessórios de ciclismo necessários. Os bens guardados devem ser seguros com os dispositivos apropriados e ser vigiados. |
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Ferramentas e serviços de manutenção Oferecer postos de reparação de bicicletas com os materiais necessários. Estas podem ser geridas por um profissional ou não. Também podem disponibilizar bombas de ar para os pneus das bicicletas. |
1. Impactos
Eficiência do sistema de mobilidade Promover o uso da bicicleta sobre o carro pode levar à redução da circulação automóvel e dos congestionamentos dela resultantes. Isto resulta na melhor eficiência dos transportes públicos. |
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Ruas com vida Ao incentivar o uso da bicicleta, o espaço urbano recebe mais ciclistas, criando mais vigilância e vida nas ruas. |
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Proteção ambiental Ao incentivar o ciclismo, reduzem-se os automóveis em circulação, reduzindo as emissões poluentes. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Elevar o estatuto e remover o estigma das deslocações em bicicleta aumenta o leque de possibilidades de transporte para todos, incluindo as famílias mais desfavorecidas. Contudo, também é necessário responder às necessidades das pessoas com deficiências motoras. |
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Segurança e conforto Elimina os transtornos da transpiração e carga de acessórios de ciclismo. |
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Valor económico Certos projetos de implementação de infraestruturas cobram uma taxa simbólica pelo seu uso, permitindo recuperar o investimento inicial. |
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Consciencialização e aceitação Ao eliminar situações desconfortáveis do ciclismo, reduzem-se as suas barreiras. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
2. Barreiras
Legal Sem barreiras. |
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Financeira A implementação desta medida acarreta alguns custos. |
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Governação Esta medida pode ser implementada por empresas, organizações, escolas ou partir de um projeto governamental. Dependendo do caso, pode ser necessária a coordenação entre autoridades governamentais e grupos privados ou semiprivados. |
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Aceitação política Sem barreiras. |
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Aceitação pública Sem barreiras. |
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Viabilidade técnica O projeto de novos espaços dependentes de infraestruturas de canalização exige conhecimentos específicos. |
Legenda:
Sem barreiras | Barreira mínima | Barreira moderada | Barreira significativa |
3. Custos
Zona | Medida | Unidade | Custo | Ano de implementação |
Matosinhos, Área Metropolitana do Porto (Portugal) | Aquisição de instalações de apoio | 5 cacifos eletrónicos e 1 quiosque autónomo de apoio ao ciclista | 49 590,00 € | 2018 |
Área Metropolitana de Manchester (U.K.) | Construção de estações de bicicletas com duches, instalações sanitárias, cacifos e um centro de reparação de bicicletas | 2 estações | 0,40 – 0,70 milhões £ | Informação recolhida em estudo de 2017 |
Área Metropolitana de Manchester (U.K.) | Bolsas a empresas para financiar segurança CCTV, cacifos, salas de secagem e cabides para bicicletas | 84 empresas e 1 228 lugares de estacionamento de bicicletas | 0,75 milhões £ (média de 6 000£/bolsa, com um limite de 10 000£* | Informação recolhida em estudo de 2017 |
Área Metropolitana de Birmingham (U.K.) | Bolsas a empresas para financiar abrigos para bicicletas, cabides para bicicletas, duches, secadores de cabelo, cacifos, salas de secagem, segurança CCTV, bancas de reparação, bicicletas e equipamento de segurança para viagens de trabalho, kit’s de ferramentas e postos de bombas de ar | 27 locais de trabalho | 0,20 milhões £ (média de 7 000£/bolsa, com um limite de 10 000)* | Informação recolhida em estudo de 2017 |
Áustria | Cacifos | 1 cacifo | 300,00 € | Informação recolhida em estudo de 2013 |
* Neste caso, os funcionários forneciam parte do financiamento. No caso de Birmingham não era essencial, sendo que o dinheiro podia ser substituído por horas de trabalho.
Estudo de Caso 1: Área Metropolitana de Manchester
Em Manchester, a TfGM (Transports for Greater Manchester), o corpo governamental responsável pelos transportes, criou as Cycle Hubs, estações de bicicleta com o intuito de promover o ciclismo como meio eficiente de realizar as viagens pendulares para o trabalho. Certas estações têm duches, instalações sanitárias, cacifos e um centro de reparação de bicicletas. Destas, uma localiza-se sob a City Tower, em Picadilly. Aqui cobra-se 100£/ano para usufruir do estacionamento e 200£/no para utilizar o restante equipamento.
Impacto:
Eficiência do sistema de mobilidade Promover o uso da bicicleta sobre o carro pode levar à redução da circulação automóvel e dos congestionamentos dela resultantes. Isto resulta na melhor eficiência dos transportes públicos. |
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Ruas com vida Em adição à informação sobre Cycle Hubs, a TfGM também facilita o contacto entre ciclistas e promove eventos de bicicleta. Deste modo, as ruas tornam-se mais dinâmicas. |
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Proteção ambiental A oferta de infraestruturas de apoio como incentivo ao ciclismo surge como parte integrante do plano Clean Air, da TfGM. O plano visa reduzir as emissões poluentes do automóvel através de uma série de medidas, incluindo a promoção do ciclismo. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Elevar o estatuto e remover o estigma das deslocações em bicicleta aumenta o leque de possibilidades de transporte para todos, incluindo as famílias mais desfavorecidas. Contudo, também é necessário responder às necessidades das pessoas com deficiências motoras. |
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Segurança e conforto Elimina os transtornos da transpiração e carga de acessórios de ciclismo. |
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Valor económico Certos projetos de implementação de infraestruturas cobram uma taxa simbólica pelo seu uso, permitindo recuperar o investimento inicial. |
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Consciencialização e aceitação Ao eliminar situações desconfortáveis do ciclismo, reduzem-se as suas barreiras. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
Taylor, I. & Hiblin, B. (2017). Typical Costs of Cycling Interventions: Interim analysis of Cycle City Ambition schemes. Consultado em 2 Julho 2019. Disponível em: http://www.transportforqualityoflife.com/policyresearch/cyclingandwalking/
IMPIC. Base: Contratos públicos online. Consultado 19 Junho 2019. Disponível em: http://www.base.gov.pt/Base/pt
Place North West (2012) City Tower cycle park opens. Consultado 19 Junho 2019. Disponível em: www.placenorthwest.co.uk/news/city-tower-cycle-park-opens/
Transport for Great Manchester (2019) Cycling. Consultado 19 Junho 2019. Disponível em: https://tfgm.com/cycling