O Projeto BooST desenvolveu diferentes ferramentas de apoio à decisão que, em conjunto, contextualizam a bicicleta e os seus benefícios no paradigma mais vasto do planeamento à escala humana. Simultaneamente estas ferramentas respondem diretamente às necessidades específicas do contexto principiante, com informação clara e relevante para fomentar o debate entre as diferentes entidades interveninentes. Três ferramentas foram desenvolvidas, focando-se em três desafios específicos.

Para este efeito, o projeto BooST desenvolveu o Roteiro para Cidades Principiantes.  Esta publicação reúne informação detalhada sobre cada ferramenta, combinando os resultados obtidos com o conhecimento utilizado no seu desenvolvimento. Os resultados incluem também o input obtido pelas autoridades públicas, técnicos de planeamento, académicos, ativistas e estudantes, validando-os através da combinação de diferentes pontos de vista.

Este documento serve não só como um veículo de disseminação dos principais resultados obtidos no projeto mas também como um guião para a utilização de todo o conteúdo relevante disponível neste site.