O projeto BooST procura providenciar diferentes ferramentas de apoio que, como um todo, contextualizam a bicicleta e os seus benefícios para o paradigma mais abrangente da escala humana. Simultaneamente, elas respondem diretamente às necessidades particulares do contexto principiante, com informação clara e relevante para avançar o debate entre as diferentes entidades participantes. Três ferramentas foram desenvolvidas, focando-se em três desafios diferentes:

Clarificar os benefícios da bicicleta (Porquê promover a bicicleta?) – Valor Económico da Bicicleta;

Espacializar o seu potencial (Onde promover a bicicleta?) – Potencial Bruto para a Bicicleta;

Facilitar o seu desenvolvimento estratégico (Como promover a bicicleta?) – Selecionador de Medidas para Bicicleta.

Para atingir este fim, o projeto desenvolveu o Roteiro para Cidades Principiantes. Nele recolheram-se os detalhes sobre cada ferramenta, juntamente com o conhecimento utilizado para as desenvolver e as suas conclusões. Os resultados incluem as contribuições de autoridades locais, técnicos de planeamento, académicos, ativistas e estudantes, validando os resultados através de diferentes pontos de vista.

Este documento serve não só como veículo de disseminação das principais conclusões do projeto, mas também como um guia para todo o conteúdo relevante disponível no website do projeto. A versão em pdf do Roteiro será disponibilizada brevemente aqui.