O projeto BooST desenvolveu um conjunto de ferramentas incluindo um modelo de avaliação do Potencial Bruto para a Bicicleta (PBB), um modelo de avaliação do Valor Económico para a Bicicleta (VEB) e um modelo Selecionador de Medidas para a Bicicleta (SMB):

  1. O modelo de avaliação do Potencial Bruto para a Bicicleta (PBB) identifica e avalia a dimensão dos grupos-alvo pela sua disponibilidade em usar a bicicleta e das áreas-alvo pelas suas condições geográficas e de ambiente construído. Assim, centra-se no potencial bruto em vez de nos níveis de satisfação dos utilizadores e na avaliação da infraestrutura, regularmente usada em cidades-campeãs.
  2. O modelo de avaliação do Valor Económico para a Bicicleta (VEB) baseia-se em modelos de avaliação existentes, desenvolvidos para cidades-campeãs. A inovação é introduzida ao considerar especificidades das cidades-principiantes, tais como, as potenciais perdas na procura e receita dos transportes públicos em fases iniciais, ou nas receitas em impostos sobre os combustíveis, que associadas a elevados investimentos em infraestrutura têm um impacto significativo.
  3. O modelo Selecionador de Medidas para a Bicicleta (SMB) pretende dar apoio na identificação das medidas de gestão da mobilidade mais adequadas para incentivar o uso da bicicleta em contextos de cidades principiantes e adaptados ao seu PBB.