1. Apresentação
Esta medida de acalmia de tráfego caracteriza-se pela implementação de um conjunto de elementos físicos para reduzir a velocidade e o volume de veículos motorizados em circulação, no sentido de garantir condições de circulação compatíveis para os diferentes modos de transporte. Estas medidas melhoram a segurança e conforto dos modos não motorizados e dos utilizadores mais vulneráveis (peões e ciclistas).
2. Objetivos
- Reduzir a velocidade dos veículos motorizados de modo a permitir o uso partilhado da via por diferentes modos de transporte.
- Aumentar a segurança para os ciclistas.
3. Importância da Medida
Vários estudos mostram que o trânsito de veículos motorizados constitui a maior barreira para a mobilidade em bicicleta. Medidas de acalmia de trânsito e redução de velocidade são fundamentais para promover a utilização de bicicleta, já que diminuem a necessidade de segregar a bicicleta, fomentando a igualdade entre meios de transporte motorizados e não-motorizados no mesmo contexto físico.
1. Boas Práticas
– Esta medida é fundamental na acalmia do tráfego automóvel. A acalmia de tráfego apenas pela limitação legal da velocidade de circulação tem habitualmente efeitos reduzidos quando não acompanhada por forte fiscalização ou medidas físicas como as aqui apresentadas.
– É essencial escolher a medida ou o conjunto de medidas mais adequadas ao contexto local e ao objetivo. Por exemplo, a utilização de deflexões verticais (ou lombas) em vias em que se pretende que a bicicleta partilhe a faixa de rodagem com o automóvel deve ser utilizada com cautela, já que as lombas são muito prejudiciais aos ciclistas.
– Estas medidas tornam-se mais eficazes se usadas com frequência no mesmo trecho de rua do que apenas pontualmente (a utilização de lombas numa passadeira apenas, reduz a velocidade para a passadeira mas não é tão eficaz em reduzir a velocidade de toda a rua limitando o seu efeito a alguns metros antes e depois da lomba).
– Trabalhar com peritos com conhecimentos atualizados sobre as medidas e os designs em uso.
– Utilizar diferentes tipos de medidas de acalmia de trânsito e diferentes ações dentro de cada medida (Ver Redução da largura da faixa de rodagem e Zonas de velocidade limitada).
– Projetar a intervenção tendo em conta que as ruas são utilizadas com vários propósitos, nomeadamente, viajar, passear, socializar, vender e viver, no sentido das ruas serem os espaços de entrada para as habitações. Neste sentido, as intervenções devem ser criadas de modo a melhorar a estética e o conforto dos peões e ciclistas, além de reduzirem a velocidade dos veículos motorizados.
– Sinais de STOP não devem ser utilizados como meio de acalmar o trânsito.
– Novas intervenções devem receber sinalização extra para alertar as novas condições. Depois de alguns anos, os sinais extra podem ser retirados.
– Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem comprometer os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).
– Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).
2. Ações
Gincanas As gincanas são uma série de curvas ou mudanças alternadas na via que provocam uma deflexão acentuada nas trajetórias dos veículos, implicando a diminuição da sua velocidade. Podem ser implementadas de diversas formas como a simples introdução de obstáculos a contornar, com o alargamento de passeios de forma desfasada ao longo do troço a alterar, ou com definição de bolsas de estacionamento. Vantagens: Têm um domínio vasto de aplicação e diversas formas. Desvantagens: Em locais com pouco tráfego pode ser pouco eficaz porque os condutores optam frequentemente por trajetórias diretas invadindo a via adjacente. |
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Lombas Elevação da cota da superfície do pavimento numa faixa colocada transversalmente à faixa de rodagem de forma a ter impacto visual e físico sobre o condutor. As lombas sinusoidais são as mais incómodas para veículos a velocidades elevadas, mas a mais confortável para ciclistas, já que asseguram uma ascensão inicial mais suave. |
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Passagens Pedonais elevadas Lombas com formato trapezoidal onde a parte superior é plana para permitir a travessia pedonal e ciclável. Este tipo de medida deve ter um tratamento superficial do pavimento da secção plana de modo a melhorar a sua aparência, e a assinalar a sua presença aos condutores. |
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Interseções elevadas Plataforma elevada que abrange todo o interior de uma interseção e eventualmente ramos afluentes no troço de aproximação, ficando toda essa área a um nível muito próximo do passeio. Vantagens: Reduz conflitos entre ciclistas, peões e veículos. |
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Vias partilhadas (Ver Zonas de acesso automóvel limitado, especificamente a ação Vias partilhadas). |
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Estrangulamentos/ Redução da faixa de rodagem Redução pontual da largura da faixa de rodagem através de alargamento dos passeios, construção de espaços verdes laterais à faixa de rodagem; construção de ciclovias, etc. Vantagens: É uma medida fundamental para promover a acalmia de tráfego e para assegurar espaço para os modos suaves. |
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Estreitamentos das entradas de interseções Extensões dos passeios que diminuem a largura da faixa de rodagem em locais de cruzamento. Aumentam os níveis de visibilidade e reduzem o comprimento de atravessamento do peão. Condicionam o comportamento dos condutores, formalizando os espaços destinados ao estacionamento e diminuindo o raio de viragem. Vantagens: Reduzem a exposição ao risco do peão. Desvantagens: Não é adequado a locais onde existam ciclovias e onde os mesmos possam exigir a sua interrupção. |
Os residentes de Hildson Road (U.K.) criaram pinturas na estrada e instalaram canteiros no meio da rua de modo a criar gincanas e abrandar o trânsito.
Saber mais: trl.co.uk/sites/default/files/Community%20Corners%20Final%20Report.pdf
1. Impactos
Eficiência do sistema de mobilidade Ao criar obstáculos para o automóvel, a medida tende a desencorajar o seu uso e promover modos de transporte alternativos, reduzindo o congestionamento. Contudo, por reduzir a velocidade do trânsito, pode também gerar alguns pontos de congestionamento. |
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Ruas com vida As intervenções exigem o redesenho do espaço público de modo reduzir conflitos entre veículos, peões e ciclistas. Ao facilitar a deslocação de modos ativos e a partilha de espaço entre diferentes utilizadores promove-se a humanização da cidade. |
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Proteção ambiental Estudos indicam que medidas de acalmia de tráfego favorecem a alteração modal do carro para a bicicleta, o que reduz os níveis de poluição atmosférica e sonora. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Medidas de acalmia de tráfego garantem melhorias na acessibilidade e opções de viagens para os utilizadores de modos alternativos de transporte. |
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Segurança e conforto Ao reduzir a velocidade dos automóveis e aumentar a visibilidade dos peões e ciclistas, as ruas tornam-se mais seguras e confortáveis. |
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Valor económico A medida torna o acesso ao comércio e serviços locais mais atrativo devido à melhoria de segurança e qualidade ambiental. No entanto, as áreas de tráfego acalmado também podem ser menos atraentes para o público utilizador de veículos motorizados, reduzindo a acessibilidade ao tráfego de visitantes. |
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Consciencialização e aceitação A provisão de medidas de acalmia de tráfego promove uma maior utilização da bicicleta, o que pode influenciar grupos mais céticos a utilizarem a bicicleta com mais frequência. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
2. Barreiras
Legal Países onde não existe enquadramento legal e orientações sobre acalmia de tráfego podem encontram barreiras legais. |
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Financeira Os custos alteram consoante o grau de intervenção. Quanto mais complexos forem os materiais utilizados e o redesenho do espaço urbano, mais alto será o custo. |
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Governação As medidas de acalmia do tráfego podem geralmente ser implementadas por um único departamento público. |
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Aceitação política Medidas focadas em reduzir a competitividade do automóvel frequentemente têm reduzida prioridade política. |
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Aceitação pública Os cidadãos que residem ou utilizam frequentemente os espaços intervencionados podem levantar alguma oposição A estética e a localização precisa das medidas são frequentemente influências importantes para a sua aceitação. Alguns estudos demostram que a maioria das pessoas que vive em áreas de acalmia de tráfego estão satisfeitas com a medida. |
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Viabilidade técnica Várias medidas de acalmia de tráfego exigem conhecimentos técnicos específicos. |
Legenda:
Sem barreiras | Barreira mínima | Barreira moderada | Barreira significativa |
3. Custos
Zona | Medida | Unidade | Custo | Ano de implementação |
Seixal, Setúbal (Portugal) | Aquisição de semáforos de controlo de velocidade | 2 | 14 225,00 € | 2018 |
Valongo, Área Metropolitana do Porto (Portugal) | Aquisição de lombas e limitadores de estacionamento | 120 lombas de borracha antiderrapante, 480 parafusos para lombas; 480 buchas plásticas para lomba; 55 balizas flexíveis | 5 000,00 € | 2019 |
Holanda e Alemanha | Passagens pedonais elevadas | 1 m2 | 5,00£ – 20,00£ | Meados de 1980 |
Estreitamento de entradas e interseções | ||||
Tratamento de cruzamentos | ||||
Plantação de vegetação |
Estudo de Caso 1: Rua Clematis, West Palm Beach (E.U.A)
Na cidade de West Palm Beach as medidas de acalmia de trânsito, por norma, são implementadas quando uma rua está a ser construída ou reabilitada (seja por motivos de infraestruturas ou outros). No caso da Rua Clematis, a zona encontrava-se degradada e 80% dos edifícios estavam vazios. Implementou-se um plano que incluía a eliminação de uma faixa de rodagem (de 3 para 2), estreitamentos, uma interseção elevada, gincanas, etc. Desde então, a rua tornou-se um dos principais centros de atividade da cidade, com negócios variados e levando ao aumento do valor das propriedades.
Impactos:
Eficiência do sistema de mobilidade Sem dados. |
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Ruas com vida A rua tornou-se um dos principais centros de atividade da cidade. |
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Proteção ambiental Sem dados. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade A rua é considerada segura, tendo famílias com crianças pequenas a passear e a brincar confortavelmente. |
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Segurança e conforto A medida visa promover diretamente segurança e conforto para todos os utilizadores da rua, ainda que o estudo de caso não tenha avaliado os impactos a este nível. |
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Valor económico A intervenção atraiu mais negócios e aumentou 10 vezes o valor das propriedades. |
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Consciencialização e aceitação Sem dados. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
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