1. Apresentação

Esta medida de acalmia de tráfego caracteriza-se pela implementação de um conjunto de elementos físicos para reduzir a velocidade e o volume de veículos motorizados em circulação, no sentido de garantir condições de circulação compatíveis para os diferentes modos de transporte. Estas medidas melhoram a segurança e conforto dos modos não motorizados e dos utilizadores mais vulneráveis (peões e ciclistas).

 

2. Objetivos

  • Reduzir a velocidade dos veículos motorizados de modo a permitir o uso partilhado da via por diferentes modos de transporte.
  • Aumentar a segurança para os ciclistas.

 

3. Importância da Medida

Vários estudos mostram que o trânsito de veículos motorizados constitui a maior barreira para a mobilidade em bicicleta. Medidas de acalmia de trânsito e redução de velocidade são fundamentais para promover a utilização de bicicleta, já que diminuem a necessidade de segregar a bicicleta, fomentando a igualdade entre meios de transporte motorizados e não-motorizados no mesmo contexto físico.

1. Boas Práticas

– Esta medida é fundamental na acalmia do tráfego automóvel. A acalmia de tráfego apenas pela limitação legal da velocidade de circulação tem habitualmente efeitos reduzidos quando não acompanhada por forte fiscalização ou medidas físicas como as aqui apresentadas.

– É essencial escolher a medida ou o conjunto de medidas mais adequadas ao contexto local e ao objetivo. Por exemplo, a utilização de deflexões verticais (ou lombas) em vias em que se pretende que a bicicleta partilhe a faixa de rodagem com o automóvel deve ser utilizada com cautela, já que as lombas são muito prejudiciais aos ciclistas.

– Estas medidas tornam-se mais eficazes se usadas com frequência no mesmo trecho de rua do que apenas pontualmente (a utilização de lombas numa passadeira apenas, reduz a velocidade para a passadeira mas não é tão eficaz em reduzir a velocidade de toda a rua limitando o seu efeito a alguns metros antes e depois da lomba).

– Trabalhar com peritos com conhecimentos atualizados sobre as medidas e os designs em uso.

– Utilizar diferentes tipos de medidas de acalmia de trânsito e diferentes ações dentro de cada medida (Ver Redução da largura da faixa de rodagem e Zonas de velocidade limitada).

– Projetar a intervenção tendo em conta que as ruas são utilizadas com vários propósitos, nomeadamente, viajar, passear, socializar, vender e viver, no sentido das ruas serem os espaços de entrada para as habitações. Neste sentido, as intervenções devem ser criadas de modo a melhorar a estética e o conforto dos peões e ciclistas, além de reduzirem a velocidade dos veículos motorizados.

– Sinais de STOP não devem ser utilizados como meio de acalmar o trânsito.

– Novas intervenções devem receber sinalização extra para alertar as novas condições. Depois de alguns anos, os sinais extra podem ser retirados.

– Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem comprometer os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).

– Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).

 

2. Ações

Gincanas
As gincanas são uma série de curvas ou mudanças alternadas na via que provocam uma deflexão acentuada nas trajetórias dos veículos, implicando a diminuição da sua velocidade. Podem ser implementadas de diversas formas como a simples introdução de obstáculos a contornar, com o alargamento de passeios de forma desfasada ao longo do troço a alterar, ou com definição de bolsas de estacionamento.

Vantagens:
Têm um domínio vasto de aplicação e diversas formas.

Desvantagens:
Em locais com pouco tráfego pode ser pouco eficaz porque os condutores optam frequentemente por trajetórias diretas invadindo a via adjacente.
Lombas
Elevação da cota da superfície do pavimento numa faixa colocada transversalmente à faixa de rodagem de forma a ter impacto visual e físico sobre o condutor. As lombas sinusoidais são as mais incómodas para veículos a velocidades elevadas, mas a mais confortável para ciclistas, já que asseguram uma ascensão inicial mais suave.
Passagens Pedonais elevadas
Lombas com formato trapezoidal onde a parte superior é plana para permitir a travessia pedonal e ciclável. Este tipo de medida deve ter um tratamento superficial do pavimento da secção plana de modo a melhorar a sua aparência, e a assinalar a sua presença aos condutores.
Interseções elevadas
Plataforma elevada que abrange todo o interior de uma interseção e eventualmente ramos afluentes no troço de aproximação, ficando toda essa área a um nível muito próximo do passeio.

Vantagens:
Reduz conflitos entre ciclistas, peões e veículos.
Vias partilhadas
(Ver Zonas de acesso automóvel limitado, especificamente a ação Vias partilhadas).
Estrangulamentos/ Redução da faixa de rodagem
Redução pontual da largura da faixa de rodagem através de alargamento dos passeios, construção de espaços verdes laterais à faixa de rodagem; construção de ciclovias, etc.

Vantagens:
É uma medida fundamental para promover a acalmia de tráfego e para assegurar espaço para os modos suaves.
Estreitamentos das entradas de interseções
Extensões dos passeios que diminuem a largura da faixa de rodagem em locais de cruzamento. Aumentam os níveis de visibilidade e reduzem o comprimento de atravessamento do peão. Condicionam o comportamento dos condutores, formalizando os espaços destinados ao estacionamento e diminuindo o raio de viragem.

Vantagens:
Reduzem a exposição ao risco do peão.

Desvantagens:
Não é adequado a locais onde existam ciclovias e onde os mesmos possam exigir a sua interrupção.

Os residentes de Hildson Road (U.K.) criaram pinturas na estrada e instalaram canteiros no meio da rua de modo a criar gincanas e abrandar o trânsito.

Saber mais: trl.co.uk/sites/default/files/Community%20Corners%20Final%20Report.pdf

1. Impactos

Eficiência do sistema de mobilidade
Ao criar obstáculos para o automóvel, a medida tende a desencorajar o seu uso e promover modos de transporte alternativos, reduzindo o congestionamento. Contudo, por reduzir a velocidade do trânsito, pode também gerar alguns pontos de congestionamento.
Ruas com vida
As intervenções exigem o redesenho do espaço público de modo reduzir conflitos entre veículos, peões e ciclistas. Ao facilitar a deslocação de modos ativos e a partilha de espaço entre diferentes utilizadores promove-se a humanização da cidade.
Proteção ambiental
Estudos indicam que medidas de acalmia de tráfego favorecem a alteração modal do carro para a bicicleta, o que reduz os níveis de poluição atmosférica e sonora.
Inclusão, equidade e acessibilidade
Medidas de acalmia de tráfego garantem melhorias na acessibilidade e opções de viagens para os utilizadores de modos alternativos de transporte.
Segurança e conforto
Ao reduzir a velocidade dos automóveis e aumentar a visibilidade dos peões e ciclistas, as ruas tornam-se mais seguras e confortáveis.
Valor económico
A medida torna o acesso ao comércio e serviços locais mais atrativo devido à melhoria de segurança e qualidade ambiental. No entanto, as áreas de tráfego acalmado também podem ser menos atraentes para o público utilizador de veículos motorizados, reduzindo a acessibilidade ao tráfego de visitantes.
Consciencialização e aceitação
A provisão de medidas de acalmia de tráfego promove uma maior utilização da bicicleta, o que pode influenciar grupos mais céticos a utilizarem a bicicleta com mais frequência.

Legenda:

Muito PositivoPositivoNeutroNegativoMuito Negativo

 

2. Barreiras

Legal
Países onde não existe enquadramento legal e orientações sobre acalmia de tráfego podem encontram barreiras legais.
Financeira
Os custos alteram consoante o grau de intervenção. Quanto mais complexos forem os materiais utilizados e o redesenho do espaço urbano, mais alto será o custo.
Governação
As medidas de acalmia do tráfego podem geralmente ser implementadas por um único departamento público.
Aceitação política
Medidas focadas em reduzir a competitividade do automóvel frequentemente têm reduzida prioridade política.
Aceitação pública
Os cidadãos que residem ou utilizam frequentemente os espaços intervencionados podem levantar alguma oposição A estética e a localização precisa das medidas são frequentemente influências importantes para a sua aceitação. Alguns estudos demostram que a maioria das pessoas que vive em áreas de acalmia de tráfego estão satisfeitas com a medida.
Viabilidade técnica
Várias medidas de acalmia de tráfego exigem conhecimentos técnicos específicos.

Legenda:

Sem barreirasBarreira mínimaBarreira moderadaBarreira significativa

 

3. Custos

Zona Medida Unidade Custo Ano de implementação
Seixal, Setúbal (Portugal) Aquisição de semáforos de controlo de velocidade 2 14 225,00 € 2018
Valongo, Área Metropolitana do Porto (Portugal) Aquisição de lombas e limitadores de estacionamento 120 lombas de borracha antiderrapante, 480 parafusos para lombas; 480 buchas plásticas para lomba; 55 balizas flexíveis 5 000,00 € 2019
Holanda e Alemanha Passagens pedonais elevadas 1 m2 5,00£ – 20,00£ Meados de 1980
Estreitamento de entradas e interseções
Tratamento de cruzamentos
Plantação de vegetação

Estudo de Caso 1: Rua Clematis, West Palm Beach (E.U.A)

Na cidade de West Palm Beach as medidas de acalmia de trânsito, por norma, são implementadas quando uma rua está a ser construída ou reabilitada (seja por motivos de infraestruturas ou outros). No caso da Rua Clematis, a zona encontrava-se degradada e 80% dos edifícios estavam vazios. Implementou-se um plano que incluía a eliminação de uma faixa de rodagem (de 3 para 2), estreitamentos, uma interseção elevada, gincanas, etc. Desde então, a rua tornou-se um dos principais centros de atividade da cidade, com negócios variados e levando ao aumento do valor das propriedades.

Impactos:

Eficiência do sistema de mobilidade
Sem dados.
Ruas com vida
A rua tornou-se um dos principais centros de atividade da cidade.
Proteção ambiental
Sem dados.
Inclusão, equidade e acessibilidade
A rua é considerada segura, tendo famílias com crianças pequenas a passear e a brincar confortavelmente.
Segurança e conforto
A medida visa promover diretamente segurança e conforto para todos os utilizadores da rua, ainda que o estudo de caso não tenha avaliado os impactos a este nível.
Valor económico
A intervenção atraiu mais negócios e aumentou 10 vezes o valor das propriedades.
Consciencialização e aceitação
Sem dados.

Legenda:

Muito PositivoPositivoNeutroNegativoMuito Negativo

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