1. Apresentação
Eventos promocionais destinados a um grupo, comunidade ou toda a cidade para diferentes assuntos relacionados com a bicicleta, aumentando a sensibilização do público em geral para a mobilidade em bicicleta e atraindo novos utilizadores. Podem ter muitas formas, de pequenos a grandes, geralmente combinando uma mistura de atividades, entretenimento, informações e educação sobre bicicleta e ciclismo, sendo uma forma divertida de levar as pessoas a se interessarem pela bicicleta e proporcionando-lhes uma experiência prática com bicicletas.
2. Objetivos
- Proporcionar experiências práticas em bicicleta, no sentido de despertar o interesse e atrair novos utilizadores de bicicleta;
- Integrar entretenimento com educação para a bicicleta;
- Sensibilizar o público em geral para a bicicleta;
- Encorajar a utilização da bicicleta como meio de transporte.
3. Importância da Medida
Um evento para bicicletas permite alcançar um grande número de pessoas e uma variedade de públicos ao mesmo tempo, reunindo vários membros da comunidade ciclista e atraindo novos membros. É uma excelente ferramenta promocional por proporcionar uma experiência prática com a bicicleta. Ao experienciarem como a bicicleta é útil e divertida, as pessoas são encorajadas a considerar elas próprias a utilização da bicicleta como meio de transporte. Além disso, contribui para reforçar o compromisso da cidade com a bicicleta, fomentando a normalização social da bicicleta.
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Publicado por Câmara Municipal de Lisboa em Sábado, 2 de junho de 2018
1. Boas Práticas
– Eventos para a bicicleta e visitas guiadas permitem que as pessoas descubram a bicicleta num ambiente positivo. Os residentes locais podem ser convidados a participar de visitas de campo para definir as necessidades e oportunidades para a bicicleta. O evento deve ser bem divulgado já que o seu sucesso depende do número de pessoas participantes.
– A escala do evento depende dos recursos disponíveis, mas o local deve ser de fácil acesso por transporte público e bicicleta. As ruas e espaços públicos são um bom local para democratizar o acesso aos mesmos.
– No caso de cidades principiantes, é importante apelar àqueles que ainda não utilizam a bicicleta, ao invés daqueles que já estão conquistados.
– No caso de eventos de massas, deve-se prestar especial atenção para proporcionar uma experiência positiva para todos, dada a concentração elevada de diferentes pessoas.
– O evento não deve ser uma iniciativa única, mas ter uma periodicidade regular (pelo menos anual), a fim de melhorá-lo a cada ano e observar o desenvolvimento dos níveis de interesse e participação ao longo do tempo.
– Também é vantajoso aproveitar grandes eventos com potencial para dar visibilidade e escala mediática ao tema (ex. festivais de música, eventos desportivos, feiras de sustentabilidade).
– Em contextos onde a bicicleta ainda não é valorizada, idealmente o evento deverá ser gratuito.
– Devem-se realizar iniciativas e atividades pós-evento para reforçar e manter mudanças recentes de comportamento nas deslocações.
– Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem compromoter os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).
– Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).
2. Ações
Festivais de Bicicleta Os festivais – de grande ou pequena escala - devem ser eventos divertidos e participativos, que conectem com potenciais ciclistas, integrando entretenimento e diversão com informação e educação. Os festivais podem incluir música ao vivo, decoração e personalização de bicicletas, equipamentos movidos a bicicleta (como um sistema de música ou um liquidificador), aulas curtas de utilização da bicicleta, passeios em grupo com enfoque no meio urbano e especificidades paisagísticas locais, desfile de bicicletas, percursos com obstáculos para crianças (ou adultos) aprenderem e praticarem habilidades na bicicleta, jogos como “bike-polo”, corridas adaptadas às especificidades de cada local como a Subida à Gloria em Lisboa e corridas amadoras como as Criterium Bicycle Race em cidades por todo o mundo, teste de bicicletas, um concurso de perguntas sobre bicicleta (eventualmente com uma bicicleta de prémio), etc. Saber mais: Festival Bike Portugal |
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Passeios de bicicleta em grupo Organização de passeios em grupo, à noite ou nos fins de semana, para permitir que as pessoas experimentem a bicicleta na cidade num contexto de grupo, o que é particularmente importante devido à influência social e maior sensação de segurança. Nota: É necessário angariar voluntários ou designar equipas para organizar os passeios. Saber mais: Iniciativa “De Bicla 1 domingo por mês" promovida pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB). |
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Dia/ Semana da Bicicleta Eventos e iniciativas públicas para melhorar o ambiente, saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção de mobilidade ativa e transporte urbano sustentável e da inclusão da bicicleta em políticas e programas de desenvolvimento a nível internacional, nacional e regional. Em cidades principiantes, é muito vantajoso integrar eventos mais amplos (de nível nacional ou internacional), por exemplo durante a “Semana Europeia da Mobilidade”, a fim de reforçar os esforços iniciais da cidade e sensibilizar os cidadãos para a sua participação num movimento maior. Para maior eficácia estes programas devem integrar pelo menos uma medida permanente, como por exemplo a inauguração de uma ciclovia, criação de uma rua de coexistência onde foi fortemente reduzido ou eliminado o tráfego automóvel, novos lugares de estacionamento para bicicletas, inauguração de uma ou várias novas estações de bicicleta partilhadas públicas, etc. Saber mais: Semana Europeia da Mobilidade; Dia da Bicicleta da ONU/ 3 de junho (criado em 2018). |
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Campanhas de Bicicleta para o Trabalho/ Universidade/ Estádio O dia/semana/mês “De bicicleta para o trabalho/universidade” é uma campanha/evento bem conhecido e difundido. Normalmente, inclui desafios e incentivos para fazer com que as pessoas se desloquem de bicicleta para o trabalho ou universidade com mais frequência ou tentem andar de bicicleta pela primeira vez. Pode incluir a oferta de pequeno-almoço, concursos, brindes úteis, atividades de bicicleta e outros incentivos. Uma outra ação semelhante e com grande impacto é a promoção da utilização da bicicleta para grandes eventos, como festivais e estádios, que atraem grandes massas num ambiente de socialização e diversão. Nota: É necessário designar alguns funcionários para o planeamento organizacional e gestão do programa; em alguns casos pode ser a própria organização a fornecer as bicicletas. Saber mais: Desafio De bicicleta para o trabalho; Projeto europeu Bike2Work promovido pela ECF - European Cyclists' Federation; Projeto Healthy Stadia. Iniciativas semelhantes começam a ser promovidas no acesso a festivais de música. |
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Eventos de teste de Bicicletas Um evento de teste de bicicleta é geralmente um evento de um dia no qual as pessoas podem testar uma variedade de bicicletas. Os fabricantes de bicicletas podem ser convidados a trazer diferentes bicicletas, e uma pequena pista de teste é montada para que as pessoas possam experimentá-las. Dependendo do nível de utilização de bicicleta na cidade, o foco pode estar nos potenciais utilizadores de bicicleta em geral, nas necessidades de um grupo-alvo específico (como idosos, pessoas com deficiências físicas, famílias com crianças), de um segmento do sistema de mobilidade urbana (como a ciclo logística para comerciantes, supermercados e empresas de transporte de mercadorias) ou da introdução de bicicletas de carga nos centros urbanos e bairros com maior densidade populacional ou congestionamento. A experiência prática de um evento de teste de bicicleta ajuda as pessoas a encontrar a bicicleta mais adequada para si (e/ou para a sua área de trabalho) e, assim, criar um entusiasmo duradouro pela bicicleta. Saber mais: “ExtraEnergy showrooms”, cujas atividades são focadas na informação independente, promoção e teste de veículos eletricos de pequno porte em todo o mundo. |
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Exposição Uma exposição consiste na exibição de informações sobre a bicicleta na cidade durante um período de tempo definido. Pode ter por base cartazes / placards, relatórios, gráficos para exibir informações, bem como ferramentas digitais e vídeos. Pode funcionar autonomamente ou com pessoas a dar apoio. É importante pensar cuidadosamente sobre onde localizar a exposição, eventualmente em mais de um local, para que seja acessível a várias pessoas. Saber mais: “Cycle Revolution”, exposição no Museu do Design de Londres; Bienal de Arquitetura para Bicicleta (BAB). |
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Ruas cicláveis temporárias (Ver Ruas cicláveis temporárias) |
A iniciativa “OcupáRua”, em Aveiro, mobilizou, através de um evento criado numa rede social, dezenas de pessoas para ocuparem uma rua recém-pavimentada antes da sua reabertura ao trânsito. Os participantes, na sua maioria de bicicleta, manifestaram a esperança que a iniciativa espontânea possa servir de inspiração para iniciativas regulares.
1. Impactos
Eficiência do sistema de mobilidade Os eventos de bicicleta podem ter algum impacto ao nível do aumento da repartição modal da bicicleta, assim promovendo menos trânsito e maior eficiência do sistema de mobilidade. O sucesso continuado dos eventos de bicicleta irá encorajar algumas pessoas a uma alteração modal para a bicicleta. |
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Ruas com vida Os eventos de bicicleta trazem as pessoas para a rua para experimentarem a utilização de bicicleta e uma outra relação com a cidade, promovendo, de forma mais pontual ou continuada, ruas com mais vida. |
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Proteção ambiental Como resultado de eventos que visam aumentar a utilização da bicicleta, o ambiente local poderá ser melhorado. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Ao serem acessíveis a todos e promover a aceitação social da bicicleta, os eventos de bicicleta promovem maior equidade social. No entanto, é sempre importante que atendam de forma proactiva às especificidades de grupos mais vulneráveis (pessoas com mobilidade reduzida, grupos economicamente desfavorecidos, mulheres, idosos, minorias). |
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Segurança e conforto Dependendo do foco dos eventos, estes podem incluir o aumento da sensibilização para a redução do perigo rodoviário e a maior capacitação da bicicleta na via pública. |
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Valor económico Os eventos de bicicleta contribuem para a dinamizar a economia em torno da bicicleta. |
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Consciencialização e aceitação Os eventos de bicicleta, ao atingirem um grande número de pessoas e uma variedade de públicos, são essenciais para sensibilizar e reduzir a resistência à bicicleta. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
2. Barreiras
Legal O enquadramento legal deve ser levado em conta ao desenvolver eventos de bicicleta, especialmente se estes ocorrerem em espaços públicos. |
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Financeira O evento pode ser exigente em termos de recursos materiais e humanos, mas idealmente deve ser gratuito de forma a ser acessível a todos. Embora a cobrar os participantes possa ajudar a recuperar alguns dos custos, em cidades principiantes onde a bicicleta ainda não é muito valorizada, a barreira de custo pode ser suficiente para impedir que as pessoas participem. A escala do evento depende dos recursos disponíveis e da contribuição de patrocinadores e outros apoios. |
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Governação Pode ser muito trabalhoso organizar e exige bastante mão-de-obra. A responsabilidade geralmente reside numa autoridade local (município), mas pode articular os níveis local, nacional e europeu / internacional; pode envolver uma vasta gama de parceiros: organizações locais de bicicleta; Fabricantes; Lojas de bicicletas; Provedor de transporte público (fazendo a ligação entre a bicicleta e o transporte público); Organizações de saúde; Grupos ambientais e outros grupos comunitários; Escolas; Empregadores locais; Empresas com meios de ciclo logística; Meios de comunicação; Algumas celebridades locais (políticos, personalidades mediáticas, figuras desportivas); Serviços de comida e bebida; Fornecedores de música. |
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Aceitação política Em cidades principiantes, onde a bicicleta ainda é pouco valorizada, pode ser difícil convencer os decisores políticos a colocar recursos em eventos para a bicicleta. |
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Aceitação pública Os eventos de bicicleta devem ser realizados quando já existe um certo nível de infraestrutura ciclável na cidade, de forma a terem uma aceitação pública positiva e uma continuidade em termos de impactos. |
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Viabilidade técnica O sucesso dos eventos de bicicleta é geralmente dependente do clima, a não ser que eles ocorram em instalações fechadas. Devem ter disponível uma gama de bicicletas em vários tamanhos, bem como funcionários ou voluntários com experiência para fazer pequenos ajustes (altura do assento, guidão, etc.) para garantir que os participantes saiam do evento com a sensação de que andar de bicicleta é confortável e divertido e algo que eles imaginariam fazer mais frequentemente. |
Legenda:
Sem barreiras | Barreira mínima | Barreira moderada | Barreira significativa |
3. Custos
Zona | Medida | Unidade | Custo | Ano de implementação |
Bragança, Bragança (Portugal) | Evento de promoção do turismo sustentável (MOVELETUR) | 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 25 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos, workshops, palestras e experiências de condução de veículos elétricos (automóveis e bicicletas), iniciativas de promoção do turismo sustentado e de valorização do património histórico-cultural nas regiões integrantes | 30 600,00 €* | 2019 |
Donostia, San Sebastian (Espanha) | Campanha de promoção do uso de bicicletas nas compras | 170 bicicletas | 18 700,00 € | 2009 |
Transporte de bicicletas | 1 620,00 € | |||
Gestão, disseminação de informação e outras atividades | 3 550,00 € | |||
Anúncios no jornal | 1 860,00 € | |||
Posters, autocolantes e artigos de papelaria | 1 550,00 € |
* O Orçamento total deve ter sido aumentado para lá do valor publicado ou o valor é compartilhado e apenas parte dele foi mencionada, pois a aquisição de 20 Bicicletas elétricas de montanha e 3 veículos elétricos todo o terreno ficou a 32 434,00 €.
Estudo de Caso 1: Campanha “De bicicleta para o trabalho”, Lisboa (Portugal)
As campanhas “De bicicleta para o trabalho” são uma iniciativa recorrente em todo o mundo para motivar os funcionários a se deslocarem de bicicleta para o trabalho usando algum tipo de incentivo ou competição. Podem ter o formato de campanhas nacionais, campanhas regionais ou campanhas locais, como no presente caso. Em Lisboa, a iniciativa “De bicicleta para o trabalho” foi realizada no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, tendo como foco os funcionários da Câmara Municipal de Lisboa e contando com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), Lisboa e-nova e a Agência Portuguesa de Ambiente (APA). Os funcionários aderentes receberam um saco com uma T-shirt, um cantil de água, um cadeado para a bicicleta e um vale desconto para aquisição de materiais ou reparações numa loja de bicicletas. Realizou-se ainda um concurso de frases alusivas ao evento, que presenteou o vencedor com uma bicicleta.
Saber mais: https://www.fpcub.pt/2011/10/de-bicicleta-para-o-trabalho
Impacto:
Eficiência do sistema de mobilidade É expectável que as campanhas “de bicicleta para o trabalho” promovam mais funcionários a deslocarem-se de bicicleta para o trabalho, contribuindo para a redução do trânsito viário. |
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Ruas com vida Sem impactos significativos. |
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Proteção ambiental Uma campanha com sucesso irá aumentar os níveis de utilização de bicicleta e reduzir as viagens motorizadas, melhorando o ambiente. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Sem impactos significativos. |
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Segurança e conforto Sem impactos significativos. |
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Valor económico Sem impactos significativos. |
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Consciencialização e aceitação A campanha promove uma maior sensibilização e reduz resistências à bicicleta, sobretudo porque conta com o apoio do próprio empregador, podendo ter ainda um efeito de contágio. |
Estudo de Caso 2: Teste de e-bikes para cidadãos seniores, Graz (Áustria)
Graz é uma cidade “climber” com uma repartição modal da bicicleta de aproximadamente 14,5%, tendo uma estratégia abrangente para promover modos de mobilidade suave por meio de investimentos em infraestrutura ciclável e campanhas de informação. No contexto do projeto europeu Active Access, apoiado pelo Município de Graz, Departamento de Planeamento de Tráfego, foi realizado um teste de pedelecs (acrónimo para ‘Pedal Electric Cycle’) na cidade em agosto de 2010. 20 moradores que raramente usavam bicicletas para as suas deslocações diárias, com idade entre 45 e 70 anos, tiveram a oportunidade de vivenciar os benefícios de uma pedelec na sua vida diária ao longo de uma semana. O teste de pedelecs teve como objetivo reduzir o ceticismo sobre a mobilidade elétrica e incentivar as pessoas a serem mais ativas mesmo em idade mais avançada.
Saber mais: http://www.eltis.org/discover/case-studies/testing-e-bikes-senior-citizens-graz-austria; http://www.active-access.eu
Impacto:
Eficiência do sistema de mobilidade Durante um mês de testes, os 20 participantes pedalaram cerca de 1500 km com as pedelecs (cada pessoa teve a bicicleta por uma semana). Cerca de metade dos 1500 km corresponderam a uma mudança para a bicicleta de viagens que de outra forma seriam feitas de carro. O raio de ação aumentou de uma média de 1,4 km para 3,3 km. A fase de teste mostrou, portanto, que o uso de pedelecs poderia incentivar uma mudança modal do carro para a mobilidade sustentável. Os participantes que ainda trabalham tendem a usar os pedelecs para chegar ao local de trabalho. |
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Ruas com vida Sem dados. |
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Proteção ambiental Uma mudança modal de veículos motorizados para pedelecs iria contribuir para melhorar significativamente o ambiente. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Pessoas em idade sénior ou meia idade gostam de pedelecs porque estas aumentam o seu raio de locomoção. As pedelecs são também aconselháveis para pessoas com mobilidade limitada que têm muito prazer em atividade física e independência. Como tal, as pedelecs promovem inclusão, equidade e acessibilidade. No entanto, o seu custo é uma barreira para este objetivo. |
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Segurança e conforto A potência adicional do sistema de ativação elétrico contribui substancialmente para superar os obstáculos de topografias acentuados, aumentando a segurança e conforto. |
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Valor económico Os custos de aquisição das pedelecs são considerados uma barreira. |
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Consciencialização e aceitação No início da iniciativa, muitos participantes eram céticos em relação às pedelecs. Depois do teste de pedelecs os participantes mudaram de opinião, acabando com a maioria das dúvidas e com o ceticismo. Os participantes com as suas pedelecs também foram bem-recebidos pelos seus familiares e amigos. Em geral, as pedelecs têm uma boa imagem; no entanto, as pessoas do grupo-alvo argumentavam que estavam em boa forma para uma bicicleta convencional, sem precisar de energia adicional. A imagem das pedelecs para pessoas que não estão suficientemente em forma para andar de bicicleta “normal” tem que ser mudada. A maioria dos participantes imaginava-se a usar uma pedelec agora. |
Estudo de caso 3: KAA Gent – Healthy stadia (Belgium)
O programa “Healthy Stadia” (estádios saudáveis) tem trabalhado com vários clubes desportivos europeus na promoção da deslocação a pé e de bicicleta para os estádios. Um desses clubes, o KAA Gent, com um estádio com capacidade para 20.000 pessoas, assumiu um verdadeiro compromisso com a mobilidade ativa, sobretudo a bicicleta, com a campanha “Cycling Buffalo” mas também andar a pé, integração com transporte público e car pooling nas deslocações dos adeptos para o estádio.
Saber mais: healthystadia.eu/new-active-travel-case-study-developed-with-kaa-gent-belgium/
Impactos:
Eficiência do sistema de mobilidade A iniciativa foi acompanhada pela criação de infraestrutura ciclável, tendo resultado numa média de 15% dos adeptos a deslocarem-se de bicicleta para os jogos de futebol no estádio. |
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Ruas com vida A deslocação para o estádio adquiriu uma componente de sociabilidade, contribuindo para a humanização de toda a envolvente do estádio. |
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Proteção ambiental A ação tem impactos importantes sobre a proteção ambiental e a saúde dos adeptos, que se estendem para além da deslocação semanal ao estádio. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade O programa promove modos de transporte que são mais acessíveis a toda a população, contribuindo para maior equidade e acessibilidade. |
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Segurança e conforto O programa integra ações de segurança viária, promovendo ativamente maior segurança e conforto na deslocação para o estádio. |
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Valor económico Sem dados. |
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Consciencialização e aceitação O programa incluiu um conjunto de atividades promocionais e de comunicação, com impactos significativos sobre a consciencialização dos adeptos e a promoção de novos hábitos na deslocação para os estádios, com a criação de uma nova cultura da bicicleta (patente no grupo de facebook “Velo Buffalo”). |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
Bowles, H.R., Rissel, C., Bauman, A.E. (2006). Mass cycling events: Who participates and is their post-event behaviour influenced by participation? International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. Act 3, 39. doi:10.1186/1479-5868-3-39.
Gómez, L.F., Sarmiento, O.L., Lucumí, D.I., Espinosa, G., Forero, R., Bauman, A. (2005). Prevalence and Factors Associated with Walking and Bicycling for Transport Among Young Adults in Two Low-Income Localities of Bogotá, Colombia. Journal of Physical Activity and Health. 2(4): 445–459. Consultado em 3 Julho 2019 Disponível em: https://doi.org/10.1123/jpah.2.4.445
Horton, D., Salkeld, A. (2006). Bike film festivals: Taking a cultural approach to cycling promotion in the UK. World Transport Policy and Planning. 12, 36–44.
Konsult Knowledgebase on Sustainable Urban Land use and Transport. (2014). Promotional Activities. Consultado em 2 Julho 2019. Disponível em: http://www.konsult.leeds.ac.uk/pg/55/
PRESTO. Promoting Cycling for Everyone as a Daily Transport Mode (2010a). PRESTO Cycling Policy Guide General Framework. Consultado em 24 Julho 2019. Disponível em: https://www.polisnetwork.eu/uploads/Modules/PublicDocuments/presto_cycling-policy-guide-general-framework_english.pdf
PRESTO. Promoting Cycling for Everyone as a Daily Transport Mode (2010b). Bike Events and Festivals. 25 PRESTO Implementation Fact Sheets. Consultado em 2 Julho 2019. Disponível em: https://ec.europa.eu/energy/intelligent/projects/sites/iee-projects/files/projects/documents/presto_fact_sheet_bike_events_and_festivals.pdf
PRESTO. Promoting Cycling for Everyone as a Daily Transport Mode (2010c). Bike Testing Events. 25 PRESTO Implementation Fact Sheets. Consultado em 2 Julho 2019. Disponível em https://ec.europa.eu/energy/intelligent/projects/sites/iee-projects/files/projects/documents/presto_fact_sheet_bike_testing_events_en.pdf
Rosas-Satizábal, D. & Rodriguez-Valencia, A. (2018). Factors and policies explaining the emergence of the bicycle commuter in Bogotá. Case Studies on Transport Policy. Consultado em 2 Julho 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cstp.2018.12.007