1. Apresentação

Recurso a ferramentas multimédia e redes sociais para promoção da imagem da bicicleta e dos níveis de utilização da mesma.

 

2. Objetivos

  • Promover uma imagem positiva da bicicleta, rompendo com as resistências existentes e aumentando a sua aceitação social;
  • Sensibilizar a população em geral para os benefícios de andar de bicicleta e promover a mudança modal;
  • Incentivar pessoas que já andam de bicicleta a fazê-lo mais frequentemente;
  • Incentivar as pessoas a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

 

3. Importância da Medida

As redes sociais e multimédia podem desempenhar um papel decisivo na motivação, capacitação e envolvimento dos cidadãos, criando canais de comunicação bilaterais e oportunidades para informar, escutar e envolver os cidadãos (incluindo informações em tempo real). Permite também tornar a utilização de bicicleta divertida e reforçá-la através da tecnologia e das redes de pares.

O uso de redes sociais é essencial para minimizar o custo e maximizar o impacto das iniciativas de promoção da bicicleta.

1. Boas Práticas

– Deve basear-se num plano estratégico definido e ser monitorizado para acompanhar e analisar os resultados e envolvimento.

– É essencial segmentar grupos-alvo.

– As plataformas eletrónicas são também comunidades virtuais e o seu uso não se deve limitar à publicação de informações, mas antes abrir canais de comunicação.

– Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem comprometer os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).

– Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).

 

2. Ações

Redes Sociais
Canal de comunicação bilateral, através de diferentes plataformas, incluindo fóruns de Internet, blogs, wikis, redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+), podcasts, fotografia (Instagram, Flickr), vídeo (YouTube, Vimeo), com possibilidades de classificação e “bookmarking”, as quais podem funcionar de forma integrada.

Saber mais: civitas.eu/content/use-social-media-involve-citizens-urban-mobility-projects-and-city-planning.
Programas televisivos dedicados à bicicleta
A televisão é um canal que permite chegar a diferentes públicos, nomeadamente aqueles que não utilizam redes sociais. Um programa dedicado especificamente à bicicleta e assuntos relacionados (quotidiano, ambiente, saúde, atividade física, segurança, turismo, novas iniciativas e serviços) contribui para incentivar, sensibilizar e normalizar a mobilidade ciclável.

Saber mais: “Vamos Pedalar” (TV Cultura, Brasil).
Exibição de filmes sobre bicicleta
Exibição de filmes ou festival de filmes de cineastas emergentes a consagrados que partilham a paixão pela bicicleta. O local pode ser ao ar livre de forma a que o público possa trazer a bicicleta consigo.

Ex: Bicycle Film Festival; Cine Bike-In (Brasília).

A Federação Finlandesa de Ciclismo utilizou as redes sociais para motivar as pessoas a deslocarem-se de bicicleta mesmo no inverno, usando as hashtag #Pyöräilytalvi (bicicleta no inverno) e incentivando as pessoas a partilharem fotografias sobre o tema.

Saber mais: https://ecf.com/sites/ecf.com/files/Tulenheimo.M_Using_social_media_in_promoting_year_round_cycling.pdf

1. Impactos

Eficiência do sistema de mobilidade
O branding promove uma imagem positiva da bicicleta, contribuindo para o aumento da sua repartição modal, assim promovendo menos trânsito e maior eficiência do sistema de mobilidade. À medida que aumenta o número de utilizadores de bicicleta será necessário que a cidade invista em mais infraestrutura cicloviária (que é mais barata de construir e manter do que a infraestrutura rodoviária).
Ruas com vida
As campanhas de promoção da bicicleta sensibilizam para a relação da bicicleta com uma cidade mais humana, promovendo ruas com mais vida.
Proteção ambiental
Como resultado de campanhas promocionais que visam aumentar a utilização da bicicleta, o ambiente local será melhorado.
Inclusão, equidade e acessibilidade
Ao promover a aceitação social da bicicleta as campanhas promocionais promovem maior equidade social. No entanto, é importante que estas ações segmentem os seus grupos-alvo e atendam às especificidades de grupos mais vulneráveis (pessoas com mobilidade reduzida, grupos economicamente desfavorecidos, mulheres, idosos, minorias).
Segurança e conforto
Dependendo do objetivo das atividades promocionais, estas podem incluir o aumento da sensibilização para a redução do perigo rodoviário ao qual os utilizadores da bicicleta são expostos.
Valor económico
As campanhas de promoção da bicicleta contribuem para a dinamizar a economia dos centros das cidades.
Consciencialização e aceitação
As campanhas de promoção da bicicleta, direcionadas para diferentes grupos-alvo, são essenciais para sensibilizar e reduzir a resistência à bicicleta.

Legenda:

Muito PositivoPositivoNeutroNegativoMuito Negativo

 

2. Barreiras

Legal
O enquadramento legal deve ser levado em conta ao recorrer a plataformas multimédia e redes sociais.
Financeira
Os custos de gestão das redes sociais são reduzidos; os encargos com a exibição de filmes podem ser mais significativos.
Governação
A responsabilidade geralmente reside na entidade promotora, mas pode beneficiar se conseguir mobilizar outras partes interessadas.
Aceitação política
Não é expectável resistência política.
Aceitação pública
Não é expectável resistência pública.
Viabilidade técnica
Sem barreiras a nível técnico.

Legenda:

Sem barreirasBarreira mínimaBarreira moderadaBarreira significativa

 

3. Custos

Zona Medida Unidade Custo Ano de implementação
Usti nad Labem (República Checa) Transmissão de rádio 1 transmissão a cada 2 meses contendo por norma 2 items de notícias apresentadas em forma de entrevista com um membro do CIVITAS ARCHIMEDES 0,00 € 2007

Estudo de Caso 1: Município de Gdynia (Polónia)

O município de Gdynia, na Polónia, é muito ativo na utilização de redes sociais, através de diferentes contas de Facebook ligadas à autarquia. Dispõe de contas específicas dedicadas à mobilidade sustentável no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, contando com um gabinete dedicado à comunicação da mobilidade sustentável.

Saber mais:www.facebook.com/MobilnaGdynia; www.mobilnagdynia.pl

Impacto:

Eficiência do sistema de mobilidade
A promoção da mobilidade sustentável por via das redes sociais tem impactos positivos na eficiência do sistema de mobilidade.
Ruas com vida
A promoção da mobilidade sustentável por via das redes sociais promove ruas com mais vida.
Proteção ambiental
A promoção da mobilidade sustentável por via das redes sociais tem impactos positivos na proteção ambiental.
Inclusão, equidade e acessibilidade
O uso das redes sociais permite ao município chegar junto de uma ampla camada da população, mas tem restrições junto daqueles que têm dificuldade de acesso às tecnologias de informação e comunicação.
Segurança e conforto
Sem impactos diretos.
Valor económico
Sem impactos diretos.
Consciencialização e aceitação
O uso das redes sociais permite ao município disseminar ações, mensagens e eventos de promoção da mobilidade sustentável, contribuindo para ampliar a sensibilização da população.

Legenda:

Muito PositivoPositivoNeutroNegativoMuito Negativo

Arnold, T. (2017). Framework for Cycling Communications. Sidney: Australian Bicycle Council.

CIVITAS (2015). The use of social media to involve citizens in urban mobility projects and city planning: policy note. Consultado em 21 de junho de 2019. Disponível em: https://civitas.eu/content/use-social-media-involve-citizens-urban-mobility-projects-and-city-planning.

Johnson, A., Mastakas, K., Maerten, C, Spencer, G., Porter, J. (2011). Reaching the Citizen: Toolkit on Effective Communications and Marketing. Consultado em 21 de junho de 2019. Disponível em: https://www.eltis.org/sites/default/files/trainingmaterials/civitas_toolkit_on_marketing_communications.pdf