1. Apresentação
Recurso a ferramentas multimédia e redes sociais para promoção da imagem da bicicleta e dos níveis de utilização da mesma.
2. Objetivos
- Promover uma imagem positiva da bicicleta, rompendo com as resistências existentes e aumentando a sua aceitação social;
- Sensibilizar a população em geral para os benefícios de andar de bicicleta e promover a mudança modal;
- Incentivar pessoas que já andam de bicicleta a fazê-lo mais frequentemente;
- Incentivar as pessoas a utilizar a bicicleta como meio de transporte.
3. Importância da Medida
As redes sociais e multimédia podem desempenhar um papel decisivo na motivação, capacitação e envolvimento dos cidadãos, criando canais de comunicação bilaterais e oportunidades para informar, escutar e envolver os cidadãos (incluindo informações em tempo real). Permite também tornar a utilização de bicicleta divertida e reforçá-la através da tecnologia e das redes de pares.
O uso de redes sociais é essencial para minimizar o custo e maximizar o impacto das iniciativas de promoção da bicicleta.
1. Boas Práticas
– Deve basear-se num plano estratégico definido e ser monitorizado para acompanhar e analisar os resultados e envolvimento.
– É essencial segmentar grupos-alvo.
– As plataformas eletrónicas são também comunidades virtuais e o seu uso não se deve limitar à publicação de informações, mas antes abrir canais de comunicação.
– Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem comprometer os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).
– Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).
2. Ações
Redes Sociais Canal de comunicação bilateral, através de diferentes plataformas, incluindo fóruns de Internet, blogs, wikis, redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+), podcasts, fotografia (Instagram, Flickr), vídeo (YouTube, Vimeo), com possibilidades de classificação e “bookmarking”, as quais podem funcionar de forma integrada. Saber mais: civitas.eu/content/use-social-media-involve-citizens-urban-mobility-projects-and-city-planning. |
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Programas televisivos dedicados à bicicleta A televisão é um canal que permite chegar a diferentes públicos, nomeadamente aqueles que não utilizam redes sociais. Um programa dedicado especificamente à bicicleta e assuntos relacionados (quotidiano, ambiente, saúde, atividade física, segurança, turismo, novas iniciativas e serviços) contribui para incentivar, sensibilizar e normalizar a mobilidade ciclável. Saber mais: “Vamos Pedalar” (TV Cultura, Brasil). |
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Exibição de filmes sobre bicicleta Exibição de filmes ou festival de filmes de cineastas emergentes a consagrados que partilham a paixão pela bicicleta. O local pode ser ao ar livre de forma a que o público possa trazer a bicicleta consigo. Ex: Bicycle Film Festival; Cine Bike-In (Brasília). |
A Federação Finlandesa de Ciclismo utilizou as redes sociais para motivar as pessoas a deslocarem-se de bicicleta mesmo no inverno, usando as hashtag #Pyöräilytalvi (bicicleta no inverno) e incentivando as pessoas a partilharem fotografias sobre o tema.
Saber mais: https://ecf.com/sites/ecf.com/files/Tulenheimo.M_Using_social_media_in_promoting_year_round_cycling.pdf
1. Impactos
Eficiência do sistema de mobilidade O branding promove uma imagem positiva da bicicleta, contribuindo para o aumento da sua repartição modal, assim promovendo menos trânsito e maior eficiência do sistema de mobilidade. À medida que aumenta o número de utilizadores de bicicleta será necessário que a cidade invista em mais infraestrutura cicloviária (que é mais barata de construir e manter do que a infraestrutura rodoviária). |
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Ruas com vida As campanhas de promoção da bicicleta sensibilizam para a relação da bicicleta com uma cidade mais humana, promovendo ruas com mais vida. |
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Proteção ambiental Como resultado de campanhas promocionais que visam aumentar a utilização da bicicleta, o ambiente local será melhorado. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Ao promover a aceitação social da bicicleta as campanhas promocionais promovem maior equidade social. No entanto, é importante que estas ações segmentem os seus grupos-alvo e atendam às especificidades de grupos mais vulneráveis (pessoas com mobilidade reduzida, grupos economicamente desfavorecidos, mulheres, idosos, minorias). |
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Segurança e conforto Dependendo do objetivo das atividades promocionais, estas podem incluir o aumento da sensibilização para a redução do perigo rodoviário ao qual os utilizadores da bicicleta são expostos. |
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Valor económico As campanhas de promoção da bicicleta contribuem para a dinamizar a economia dos centros das cidades. |
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Consciencialização e aceitação As campanhas de promoção da bicicleta, direcionadas para diferentes grupos-alvo, são essenciais para sensibilizar e reduzir a resistência à bicicleta. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
2. Barreiras
Legal O enquadramento legal deve ser levado em conta ao recorrer a plataformas multimédia e redes sociais. |
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Financeira Os custos de gestão das redes sociais são reduzidos; os encargos com a exibição de filmes podem ser mais significativos. |
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Governação A responsabilidade geralmente reside na entidade promotora, mas pode beneficiar se conseguir mobilizar outras partes interessadas. |
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Aceitação política Não é expectável resistência política. |
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Aceitação pública Não é expectável resistência pública. |
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Viabilidade técnica Sem barreiras a nível técnico. |
Legenda:
Sem barreiras | Barreira mínima | Barreira moderada | Barreira significativa |
3. Custos
Zona | Medida | Unidade | Custo | Ano de implementação |
Usti nad Labem (República Checa) | Transmissão de rádio | 1 transmissão a cada 2 meses contendo por norma 2 items de notícias apresentadas em forma de entrevista com um membro do CIVITAS ARCHIMEDES | 0,00 € | 2007 |
Estudo de Caso 1: Município de Gdynia (Polónia)
O município de Gdynia, na Polónia, é muito ativo na utilização de redes sociais, através de diferentes contas de Facebook ligadas à autarquia. Dispõe de contas específicas dedicadas à mobilidade sustentável no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, contando com um gabinete dedicado à comunicação da mobilidade sustentável.
Saber mais:www.facebook.com/MobilnaGdynia; www.mobilnagdynia.pl
Impacto:
Eficiência do sistema de mobilidade A promoção da mobilidade sustentável por via das redes sociais tem impactos positivos na eficiência do sistema de mobilidade. |
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Ruas com vida A promoção da mobilidade sustentável por via das redes sociais promove ruas com mais vida. |
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Proteção ambiental A promoção da mobilidade sustentável por via das redes sociais tem impactos positivos na proteção ambiental. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade O uso das redes sociais permite ao município chegar junto de uma ampla camada da população, mas tem restrições junto daqueles que têm dificuldade de acesso às tecnologias de informação e comunicação. |
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Segurança e conforto Sem impactos diretos. |
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Valor económico Sem impactos diretos. |
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Consciencialização e aceitação O uso das redes sociais permite ao município disseminar ações, mensagens e eventos de promoção da mobilidade sustentável, contribuindo para ampliar a sensibilização da população. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
Arnold, T. (2017). Framework for Cycling Communications. Sidney: Australian Bicycle Council.
CIVITAS (2015). The use of social media to involve citizens in urban mobility projects and city planning: policy note. Consultado em 21 de junho de 2019. Disponível em: https://civitas.eu/content/use-social-media-involve-citizens-urban-mobility-projects-and-city-planning.
Johnson, A., Mastakas, K., Maerten, C, Spencer, G., Porter, J. (2011). Reaching the Citizen: Toolkit on Effective Communications and Marketing. Consultado em 21 de junho de 2019. Disponível em: https://www.eltis.org/sites/default/files/trainingmaterials/civitas_toolkit_on_marketing_communications.pdf