1. Apresentação
Esta medida visa completar as rotas de transportes públicos com bicicletas de modo a permitir o aumento da bacia de captação e, em consequência, o seu uso por mais pessoas.
2. Objetivos
- Criar as condições para que mais pessoas possam utilizar transportes públicos, facilitando a alteração de veículo privado para meios de transporte menos poluentes.
3. Importância da Medida
Em zonas rurais e de baixa densidade, as opções de mobilidade sustentável são frequentemente limitadas, aumentando a dependência do automóvel individual. Interligar a bicicleta e os interfaces de transportes públicos facilita o seu acesso e aumenta a sua eficiência, facilitando a transição para opções de mobilidade mais sustentáveis, com grandes repercussões no meio ambiente. Além do mais, ao gerar mais procura sobre o sistema de transporte público, contraria tendência deficitária dos serviços em territórios de baixa densidade.
1. Boas Práticas
– Ciclistas devem ser envolvidos no planeamento de programas de integração de bicicletas em transportes públicos e na escolha das infraestruturas a implementar.
– O estacionamento de bicicletas deve ser bem desenhado, abrigado e localizado de modo a não interferir com o trânsito.
– Se possível, devem-se oferecer cacifos abrigados de bicicletas para que estas possam ficar armezanadas durante longos periodos de tempos.
– Programas de integração de bicicletas em transportes públicos devem estar bem publicitados e incluir instruções sobre como utilizar as instalações (Ver Informação).
– Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem comprometer os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).
– Associar serviços de bicicletas partilhadas aos transportes públicos (Ver Bicicletas partilhadas).
2. Ações
Infraestruturas de apoio ao ciclista Integrar cacifos de bens, cacifos de bicicletas e balneários em estações de transportes públicos de modo a facilitar a transição da bicicleta para o transporte público. (Ver Infraestruturas de apoio ao ciclista) |
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Bicicletas Partilhadas Fornecer estações de bicicletas públicas partilhadas nas estações de transportes públicos de modo a permitir completar os percursos com maior flexibilidade. (Ver Bicicletas partilhadas) |
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Rede de estacionamento de bicicletas Fornecer estacionamento de bicicletas nas estações de transportes públicos de modo a permitir completar os percursos com maior flexibilidade. (Ver Rede de estacionamento de bicicletas) |
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Integração da bicicleta no transporte público (Ver Integração da bicicleta no transporte público) |
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Rede Ciclável Facilitar o acesso ciclável a estações de transportes públicos. (Ver Rede ciclável) |
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Incentivos financeiros ao uso de bicicleta Proporcionar descontos ou passes especiais a utentes com bicicleta. (Ver Incentivos financeiros ao uso de bicicleta) |
1. Impactos
Legenda:
2. Barreiras
Legenda:
3. Custos
Estudo de Caso 1: Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Alentejo Central (Portugal)
O PAMUS do Alentejo Central propõe uma série de objetivos a serem concretizados nos diferentes concelhos da região. Entre eles, propõe-se a:
- Introdução de corredores cicláveis que favoreçam a utilização da bicicleta nas deslocações quotidianas.
- Introdução/requalificação de parqueamentos de bicicletas junto aos principais equipamentos públicos, na proximidade das interfaces de transporte coletivos, zonas industriais/empresariais e nas zonas centrais dos aglomerados.
- Introdução de um sistema de bicicletas partilhadas.
- Requalificação/Criação dos acessos à interface de transportes (rodoviários, pedonais, cicláveis, etc.).
Saber mais: www.cimac.pt/pt/Documents/2719_04_PAMUS%20AC%20Programa%20de%20A%c3%a7%c3%a3o.pdf
Impacto:
Carpenter, A. (2016) Biking’s role in San Francisco’s transportation network. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: mobilitylab.org/2016/05/26/biking-san-francisco-transportation-network/
CIMAC. Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (2014). Mobilidade e Transportes. Consultado em 10 Julho 2019. Disponível em: www.cimac.pt/pt/areas-cimac/ambiente-desenvolvimento/ambiente-desenvolvimento/Paginas/mobilidade-e-transportes.aspx
Chicago Transit Authority (2000). 2001 annual budget department detail & 2001-2005 capital program. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: www.transitchicago.com/finance/
IMPIC. Base: Contratos públicos online. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: www.base.gov.pt/Base/pt
San Francisco Bicycle Coalition (2019). Bikes & Transit. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: sfbike.org/resources/bikes-transit/