1. Apresentação

Esta medida visa completar as rotas de transportes públicos com bicicletas de modo a permitir o aumento da bacia de captação e, em consequência, o seu uso por mais pessoas.

 

2. Objetivos

  • Criar as condições para que mais pessoas possam utilizar transportes públicos, facilitando a alteração de veículo privado para meios de transporte menos poluentes.

 

3. Importância da Medida

Em zonas rurais e de baixa densidade, as opções de mobilidade sustentável são frequentemente limitadas, aumentando a dependência do automóvel individual. Interligar a bicicleta e os interfaces de transportes públicos facilita o seu acesso e aumenta a sua eficiência, facilitando a transição para opções de mobilidade mais sustentáveis, com grandes repercussões no meio ambiente. Além do mais, ao gerar mais procura sobre o sistema de transporte público, contraria tendência deficitária dos serviços em territórios de baixa densidade.

 

1. Boas Práticas

– Ciclistas devem ser envolvidos no planeamento de programas de integração de bicicletas em transportes públicos e na escolha das infraestruturas a implementar.

– O estacionamento de bicicletas deve ser bem desenhado, abrigado e localizado de modo a não interferir com o trânsito.

– Se possível, devem-se oferecer cacifos abrigados de bicicletas para que estas possam ficar armezanadas durante longos periodos de tempos.

– Programas de integração de bicicletas em transportes públicos devem estar bem publicitados e incluir instruções sobre como utilizar as instalações (Ver Informação).

– Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem comprometer os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).

– Associar serviços de bicicletas partilhadas aos transportes públicos (Ver Bicicletas partilhadas).

 

2. Ações

Infraestruturas de apoio ao ciclista
Integrar cacifos de bens, cacifos de bicicletas e balneários em estações de transportes públicos de modo a facilitar a transição da bicicleta para o transporte público.
(Ver Infraestruturas de apoio ao ciclista)
Bicicletas Partilhadas
Fornecer estações de bicicletas públicas partilhadas nas estações de transportes públicos de modo a permitir completar os percursos com maior flexibilidade.
(Ver Bicicletas partilhadas)
Rede de estacionamento de bicicletas
Fornecer estacionamento de bicicletas nas estações de transportes públicos de modo a permitir completar os percursos com maior flexibilidade.
(Ver Rede de estacionamento de bicicletas)
Integração da bicicleta no transporte público
(Ver Integração da bicicleta no transporte público)
Rede Ciclável
Facilitar o acesso ciclável a estações de transportes públicos.
(Ver Rede ciclável)
Incentivos financeiros ao uso de bicicleta
Proporcionar descontos ou passes especiais a utentes com bicicleta.
(Ver Incentivos financeiros ao uso de bicicleta)

 

1. Impactos

Legenda:

 

2. Barreiras

Legenda:

 

3. Custos

 

Estudo de Caso 1: Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Alentejo Central (Portugal)

O PAMUS do Alentejo Central propõe uma série de objetivos a serem concretizados nos diferentes concelhos da região. Entre eles, propõe-se a:

  • Introdução de corredores cicláveis que favoreçam a utilização da bicicleta nas deslocações quotidianas.
  • Introdução/requalificação de parqueamentos de bicicletas junto aos principais equipamentos públicos, na proximidade das interfaces de transporte coletivos, zonas industriais/empresariais e nas zonas centrais dos aglomerados.
  • Introdução de um sistema de bicicletas partilhadas.
  • Requalificação/Criação dos acessos à interface de transportes (rodoviários, pedonais, cicláveis, etc.).

Saber mais: www.cimac.pt/pt/Documents/2719_04_PAMUS%20AC%20Programa%20de%20A%c3%a7%c3%a3o.pdf

Impacto:

Carpenter, A. (2016) Biking’s role in San Francisco’s transportation network. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: mobilitylab.org/2016/05/26/biking-san-francisco-transportation-network/

CIMAC. Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (2014). Mobilidade e Transportes. Consultado em 10 Julho 2019. Disponível em: www.cimac.pt/pt/areas-cimac/ambiente-desenvolvimento/ambiente-desenvolvimento/Paginas/mobilidade-e-transportes.aspx

Chicago Transit Authority (2000). 2001 annual budget department detail & 2001-2005 capital program. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: www.transitchicago.com/finance/

IMPIC. Base: Contratos públicos online. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: www.base.gov.pt/Base/pt

San Francisco Bicycle Coalition (2019). Bikes & Transit. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: sfbike.org/resources/bikes-transit/