Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente importância política dada á utilização da bicicleta em meio urbano impulsionado pela necessidade de mobilidade mais sustentável e comportamentos mais saudáveis. Ao mesmo tempo, assiste-se também ao aumento da investigação no uso da bicicleta direcionada ao incentivo da mudança modal.

Até agora, a investigação tem-se centrado nas “cidades-campeãs” (com repartição modal da bicicleta superiores a 20%). Por outro lado, as “cidades-principiantes” parecem estar numa situação particularmente desfavorável, não tendo tradição de uso da bicicleta nem conhecimentos técnicos, com pouca investigação especificamente focada nos seus problemas e soluções.

Neste contexto, o projeto BooST – Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes concentra-se em cidades-principiantes e visa oferecer conhecimentos técnicos específicos que permitam dar o primeiro impulso na utilização da bicicleta.

 

 

 

O projecto irá desenvolver um Roteiro para Cidades-Principiantes, que irá oferecer orientação técnica para motivar a utilização da bicicleta. O roteiro fornecerá um conjunto de ferramentas incluindo:

  • um modelo de avaliação do Potencial Bruto para a Bicicleta (GPC)
  • um modelo de avaliação do Valor Económico para a Bicicleta (EVC)
  • e um modelo de seleção para medidas de gestão da mobilidade mais adequadas a cidades-principiantes.

O GPC identificará e avaliará a dimensão dos grupos-alvo pela sua disponibilidade em usar a bicicleta e das áreas-alvo pelas suas condições geográficas e de ambiente construído. Assim, centra-se no potencial bruto em vez de nos níveis de satisfação dos utilizadores e na avaliação da infraestrutura, regularmente usada em cidades-campeãs.

O EVC irá basear-se em modelos de avaliação existentes, desenvolvidos para cidades-campeãs. A inovação será introduzida ao considerar especificidades das cidades-principiantes, tais como, as potenciais perdas na procura e receita dos transportes públicos em fases iniciais, ou nas receitas em impostos sobre os combustíveis, que associadas a elevados investimentos em infraestrutura têm um impacto significativo.

Por último, o modelo de seleção proporcionará apoio na identificação das medidas de gestão da mobilidade mais adequadas para o incentivar o uso da bicicleta em contextos de cidades- principiantes e adaptados ao seu GPC.

O Roteiro para Cidades-Principiantes e as suas ferramentas serão disponibilizados sob a forma de um manual, de uma página Web interativa e através de vários workshops envolvendo autoridades locais e outros stakeholders. Juntamente com um ranking de cidades-principiantes nacionais (de potencial bruto), o projeto irá capacitar a política local com conhecimentos técnicos e argumentos contra as atitudes mais céticas.

O projeto reúne vários peritos na área e capitaliza de investigação prévia na gestão da mobilidade no CITTA, na promoção da bicicleta na UA, com vários projetos em curso e atividades implementadas no terreno, e ainda na vasta experiência da Federação Europeia de Ciclistas (ECF).

 

Descrição do Projeto