1. Apresentação

Programas de aulas presenciais para ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta com confiança e segurança.

 

2. Objetivos

  • Proporcionar a todos a oportunidade de aprendizagem de competências para andar de bicicleta;
  • Desenvolver na população em geral as competências para a utilização da bicicleta como meio de transporte em condições de conforto e segurança.

 

3. Importância da Medida

Esta medida é fundamental para atuar ao nível da barreira mais básica à bicicleta: a habilidade de andar de bicicleta. Por tratar-se de uma competência básica, com múltiplas vantagens para o indivíduo e para a sociedade, é essencial proporcionar a todos as pessoas, em diferentes fases da vida, a oportunidade de aprender a pedalar. Em cidades principiantes, onde a bicicleta é residual, o grupo-alvo será relativamente alargado.

Vamos aprender a andar de bicicleta

O Curso de Aprendizagem de Bicicleta, promovido pela CML, arrancou no dia 14 de maio, na Escola São Vicente, em Telheiras.

Publicado por Câmara Municipal de Lisboa em Domingo, 15 de maio de 2016

1. Boas Práticas

– Proporcionar a todas as camadas da população o acesso à aprendizagem das competências básicas para andar de bicicleta e das competências para pedalar de forma segura e com confiança no trânsito;

– Garantir condições apropriadas para aprender e experimentar a utilização de bicicleta também por parte de pessoas com deficiência motora e/ou intelectual;

– Disponibilizar bicicletas para quem não dispõem das mesmas;

– Desenvolver programas de formação faseados, com foco na prática, começando por áreas sem trânsito e progredindo para a familiaridade com vias públicas;

– Assumir um compromisso para oferecer o programa de forma regular ao longo do tempo;

– Promover uma imagem positiva da bicicleta, através de um ambiente de aprendizagem seguro e divertido;

– É fundamental a existência de monitores devidamente qualificados para ensinar crianças e adultos.

– Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem compromoter os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).

– Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).

 

2. Ações

Aulas de bicicleta para crianças
Aulas de bicicleta, focando tanto em habilidades práticas como também em educação para o trânsito, adaptadas à fase de desenvolvimento da criança. Pode incluir manuais, vídeos, posters, mensagens visuais na escola, brochuras dirigidas aos pais.
Estes programas podem ser mais bem-sucedidos se implementados como parte do currículo escolar (podendo integrar o currículo nacional de educação) e do plano de gestão de mobilidade da escola, de modo a incorporar a bicicleta desde uma idade jovem e torná-la um comportamento habitual (ver Gestão da Mobilidade Escolar).

Saber mais: Mini pedalar/ Ciclaveiro (Pt); Bikeability (UK).
Aulas de bicicleta para adultos
Aulas de bicicleta para adultos, compreendendo as competências práticas para pedalar, mas também manutenção da bicicleta, comportamento no trânsito e cidadania rodoviária.

Saber mais: Curso de Iniciação à Bicicleta para adultos promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB), Junta de Freguesia do Lumiar e Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira.

 

1. Impactos

Eficiência do sistema de mobilidade
Os programas de aulas de bicicleta fomentam que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de transporte de forma segura, contribuindo para a eficiência do sistema de mobilidade.
Ruas com vida
As aulas de bicicleta no espaço público promovem ruas com vida e incentivam os participantes a usufruir da bicicleta na cidade de forma independente.
Proteção ambiental
O domínio da habilidade de andar de bicicleta vai permitir que mais pessoas a utilizem quotidianamente, com os decorrentes impactos positivos sobre o ambiente.
Inclusão, equidade e acessibilidade
A disponibilização de aulas de bicicleta na comunidade ou para minorias específicas promove o sentido comunitário e inclusão, sobretudo porque se dirige a quem não teve oportunidade de aprender.
Segurança e conforto
As aulas de bicicleta, para crianças e adultos, promovem maior segurança e conforto na utilização da bicicleta.
Valor económico
Evidências indicam que a melhoria da segurança da bicicleta e o incremento da sua utilização podem contribuir para dinamizar a economia dos centros das cidades.
Consciencialização e aceitação
Os programas de aulas de bicicleta são essenciais para superar a barreira mais básica à utilização de bicicleta, já que permitem à população em geral desenvolver as habilidades necessárias a andar de bicicleta de forma segura.

Legenda:

Muito PositivoPositivoNeutroNegativoMuito Negativo

 

2. Barreiras

Legal
Não existem barreiras legais para os programas de aulas de bicicleta. Pode ser exigido segura para ministrar as aulas nas vias públicas.
Financeira
Os programas de aulas de bicicleta só conseguem alcançar pequenos grupos de cada vez, o que exige recursos materiais e humanos consideráveis. Possíveis fontes de financiamento incluem: fundos governamentais; patrocínio de empresas; taxas pagas pelos participantes, que devem ser modestas em cidades principiantes onde os cidadãos ainda não valorizam a bicicleta.
Governação
Existe um grande potencial para o desenvolvimento de parcerias na provisão de aulas de bicicleta que necessita de ser fomentado, podendo envolver autoridades públicas, escolas, associações pró-bicicleta, operadores de transporte público, entidades na área da saúde, lojas de bicicletas, comerciantes locais, comunicação social, empregadores, etc.
Aceitação política
A provisão de aulas de bicicleta não levanta resistências a nível político.
Aceitação pública
A provisão de aulas de bicicleta não levanta problemas de aceitação pública.
Viabilidade técnica
A provisão de aulas de bicicleta deve ser feita por monitores devidamente qualificados para ensinar crianças e adultos.

Legenda:

Sem barreirasBarreira mínimaBarreira moderadaBarreira significativa

 

3. Custos

Zona Medida Unidade Custo Ano de implementação
U.K. Programa de distribuição de bicicletas (3000 de graça e 1000 emprestada), o equipamento adicional, programas de treino de ciclismo, manutenção e viagens guiadas 2 anos financeiros 0,24 milhões £ Informação recolhida num estudo de 2017

* Os custos que devem ser considerados no orçamento incluem: desenvolvimento e administração do programa; salário dos monitores; promoção e publicidade; avaliação do programa; equipamento (bicicleta, coletes refletores, ferramentas de reparação, cones de trânsito, etc.).

Estudo de Caso 1: Programa de bicicleta “Streetwise” – Vancouver (Canadá)

Programa de cursos públicos de bicicleta em diferentes formatos destinados a potenciais utilizadores de bicicleta em Vancouver, cidade principiante em ascensão no uso da bicicleta (com uma repartição modal de cerca de 7%). Compreende diferentes formatos, níveis e públicos-alvo, incluindo comunidades imigrantes. O formato de um dia inclui parte teórica sobre trânsito, prática de habilidades no manuseio da bicicleta em perímetro fechado e um passeio em grupo de 2 horas em ritmo lento. O programa disponibiliza ainda várias ferramentas e materiais de apoio ao ciclista, como dicas para comprar bicicleta, prevenção de roubo, planeamento de rotas, etc. Os fundos operacionais vêm das taxas dos participantes e do financiamento das autoridades locais e da autoridade de transportes local.

Saber mais: https://bikehub.ca/streetwise

Impacto:

Eficiência do sistema de mobilidade
A abrangência do programa permite ter um impacto importante na cidade, contribuindo para a segurança e eficiência do sistema de mobilidade.
Ruas com vida
O programa promove a utilização do espaço público e capacita as pessoas para a utilização da bicicleta como meio de transporte, promovendo ruas com vida.
Proteção ambiental
A capacitação das pessoas para a utilização da bicicleta como meio de transporte permite reduzir a utilização automóvel, com impactos na melhoria do ambiente.
Inclusão, equidade e acessibilidade
O programa inclui ações afirmativas junto de minorias, como grupos de imigrantes, promovendo ativamente a equidade social.
Segurança e conforto
As aulas de bicicleta, segmentadas por diferentes grupos-alvo, promovem maior segurança e conforto na utilização da bicicleta.
Valor económico
Sem impactos diretos.
Consciencialização e aceitação
O programa permite superar a barreira mais básica à utilização de bicicleta, proporcionando à população em geral a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para andar de bicicleta de forma segura.

 

Estudo de Caso 2: Aulas para aprender a andar de bicicleta (UK)

Programa britânico de aulas de bicicleta, para todo o tipo de utilizadores, focado na aquisição de habilidades práticas e na compreensão de como pedalar no trânsito. Compreende três níveis de “Bikeability”, cada um projetado para melhorar as habilidades de ciclismo, desde as bases de equilíbrio e controle, até ao planeamento e viagem independente em estradas mais movimentadas. O programa segue um Quadro de Referência Nacional para ensinar a pedalar, com instrutores profissionais, e os participantes são certificados.

Saber mais: https://bikeability.org.uk/

Impacto:

Eficiência do sistema de mobilidade
A oferta de aulas de bicicleta, através de um programa de qualidade com abrangência nacional, contribui para a formação e segurança rodoviária, com potenciais impactos na eficiência do sistema de mobilidade.
Ruas com vida
O programa promove a utilização do espaço público e capacita as pessoas para a utilização da bicicleta como meio de transporte de forma segura, promovendo ruas com vida.
Proteção ambiental
A capacitação das pessoas para a utilização da bicicleta como meio de transporte, com abrangência a nível nacional, tem impactos no aumento da utilização da bicicleta e redução da utilização automóvel, com potenciais impactos na melhoria e sensibilização ambiental.
Inclusão, equidade e acessibilidade
O programa desenvolve-se em diferentes formatos, em grupo e individualmente, permitindo chegar de forma personalizada a diferentes camadas da população.
Segurança e conforto
As aulas de bicicleta, segmentadas por diferentes grupos-alvo, promovem maior segurança e conforto na utilização da bicicleta.
Valor económico
O incremento da utilização da bicicleta pode contribuir para dinamizar a economia dos centros das cidades.
Consciencialização e aceitação
O programa permite superar a barreira mais básica à utilização de bicicleta, proporcionando a toda a população oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para andar de bicicleta de forma segura e confiante. O fato de atuar a nível nacional reforça e dissemina o compromisso societário para com a bicicleta.

Legenda:

Muito PositivoPositivoNeutroNegativoMuito Negativo

Goodman, A.; van Sluijs, E.; Ogilvie, D. (2016). Impact of offering cycle training in schools upon cycling behaviour: a natural experimental study. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 13:34. DOI 10.1186/s12966-016-0356-z

PRESTO. Promoting Cycling for Everyone as a Daily Transport Mode (2010). Targeted adult cycling training programmes. 25 PRESTO Implementation Fact Sheets. Consultado em 2 Julho 2019. Disponível em: https://ec.europa.eu/energy/intelligent/projects/sites/iee-projects/files/projects/documents/presto_fact_sheet_adult_training_programmes_en.pdf

Taylor, I. & Hiblin, B. (2017). Typical Costs of Cycling Interventions: Interim analysis of Cycle City Ambition schemes. Consultado em 2 Julho 2019. Disponível em: http://www.transportforqualityoflife.com/policyresearch/cyclingandwalking/