Na próxima segunda-feira, 14 de junho pelas 14h00, terá lugar o webinar “Boas Práticas de Mobilidade Sustentável em Instituições do Ensino Superior”, organizado pelo grupo de trabalho de Mobilidade Sustentável da Rede Campus Sustentável. O projeto Boost estará representado pela investigadora Ana Mélice Dias, com a apresentação do Selecionador de Medidas para a Bicicleta, num contexto de aplicação em Universidades. As inscrições estão abertas em https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tZ0qfu2qrzMiGdBJeriYti_5XAbMoFgh25wt
A MUBi Porto – Associação pela Mobilidade em Bicicleta lança uma petição por um Porto mais ciclável e acessível, em que destaca medidas necessárias para mudar o paradigma de mobilidade na cidade. Se é ciclista, assine; se não é, também. Todos, mesmo os automobilistas, somos pedestres, e a bicicleta, quando adequadamente usada, é um dos principais aliados dos pedestres, mesmo dos automobilistas, para que possamos todos andar a pé serenamente.
Na última sessão do Ciclo de Eventos Mobilidade Urbana Pós-Covid, Cristina Pimentel e Álvaro Herédia deram a conhecer as medidas a serem implementadas nas cidades do Porto e de Valladolid, respetivamente.
Próxima segunda-feira, 13 de julho, pelas 15:00, teremos Cristina Nieto Guimarães Pimentel, Vereadora da Mobilidade da Câmara Municipal do Porto, e Alvaro Fernandez Heredia, Administrador da Autobuses Urbanos de Valladolid SA (Auvasa). A conversa terá transmissão online em https://www.facebook.com/mobilidadeurbanaposcovid19/.
Esta é uma iniciativa organizado pelo projeto BooST e pelo L3P.
Próxima segunda-feira, 6 de julho, pelas 15:00, teremos Xavier Matilla Ayalla, arquiteto chefe do Ajuntament de Barcelona, responsável pelo políticas urbanas e de qualidade de vida da cidade de Barcelona e um representante da Câmara Municipal de Lisboa. O evento será transmitido na página https://www.facebook.com/mobilidadeurbanaposcovid19/. Esta é uma iniciativa organizado pelo projeto BOOST Boosting Starter Cycling Cities e pelo Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas – L3P.
Em resposta às necessidades pós-pandemia, Lisboa irá introduzir mais ciclovias e estacionamento de bicicleta, abrandar a velocidade de veículos motorizados e lançar um plano de apoio à compra de bicicletas.
Mais de 20 bibliotecas públicas nos EUA introduziram programas especiais de bicicletas partilhadas, nos quais os participantes retiram gratuitamente uma bicicleta da biblioteca e devolvem-na no final do dia. A iniciativa faz parte de uma nova tendência na qual alugar uma bicicleta para se deslocar na cidade é tão fácil como levar um livro emprestado.
As autoridades locais de Amsterdão anunciaram os planos de remover 10.000 lugares de estacionamento da cidade. Uma nova curta-metragem da StreetFilms documenta como o processo está a ser bem recebido, sem contestação de ninguém, tornando a cidade ainda mais amigável para a bicicleta e devolvendo as ruas às pessoas e comunidades.
Um plano diretor pan-europeu para a promoção da bicicleta será publicado no outono de 2019. A aspiração do plano é duplicar os níveis de utilização de bicicleta na região pan-europeia, composta por 54 países. Para muitos destes países, o plano será o primeiro passo na promoção da bicicleta a nível nacional.