Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente importância política dada à utilização da bicicleta em meio urbano impulsionado pela necessidade de mobilidade mais sustentável e comportamentos mais saudáveis. Ao mesmo tempo, assiste-se também ao aumento da investigação no uso da bicicleta direcionada ao incentivo da mudança modal. Até agora, a investigação tem-se centrado nas “cidades-campeãs” (com repartição modal da bicicleta superiores a 20%). Por outro lado, as “cidades-principiantes” parecem estar numa situação particularmente desfavorável, não tendo tradição de uso da bicicleta nem conhecimentos técnicos, com pouca investigação especificamente focada nos seus problemas e soluções. Neste contexto, o projeto “BooST – Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes” concentra-se em cidades-principiantes e visa disponibilizar conhecimentos técnicos específicos que permitam dar o primeiro impulso na utilização da bicicleta.
O projeto desenvolveu um Roteiro para Cidades-Principiantes no uso da bicicleta que fornece um conjunto de ferramentas de apoio ao planeamento, incluindo um modelo de avaliação do Potencial Bruto para a Bicicleta (GPC), um modelo de avaliação do Valor Económico para a Bicicleta (EVC) e um modelo Selecionador de Medidas para a Bicicleta (SMB) mais adequadas a cidades-principiantes.

O Roteiro para Cidades Principiantes e as suas ferramentas serão disponibilizados sob a forma de um manual, de uma página Web interativa e através de vários workshops envolvendo autoridades locais e outros stakeholders. Juntamente com um ranking de cidades-principiantes nacionais (de potencial bruto), o projeto irá capacitar a política local com conhecimentos técnicos e argumentos contra as atitudes mais céticas.
O projeto reúne vários peritos na área e capitaliza de investigação prévia na gestão da mobilidade no Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente (CITTA), na promoção da bicicleta na Universidade de Aveiro (UA), com vários projetos em curso e atividades implementadas no terreno, e ainda na vasta experiência da Federação Europeia de Ciclistas (ECF).
Equipa de Investigação
Cecília Silva
José Carlos Mota
Frederico Moura e Sá
Isabel Cunha
João Pedro Ferreira
Catarina Isidoro
Joana Marques
Catarina Cadima
João Teixeira
Luiza Bandeira
Ana Mélice Dias
Instituições
Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia (FEUP) & Universidade de Aveiro (UA)
Centro de Investigação do Território Transportes e do Ambiente (CITTA) & Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas públicas (GOVCOOP)
Parceiros
Apoios
Cidades
| Amadora | Lisboa | Odivelas | Trofa |
| Beja | Loures | Oeiras | Valongo |
| Chamusca | Machico | Portimão | Vila Nova de Gaia |
| Condeixa-a-Nova | Maia | Porto | |
| Fundão | Marco de Canavenses | Santa Maria da Feira | |
| Gondomar | Matosinhos | Tavira |
Financiamento
Este projeto (ref. ª POCI-01-0145-FEDER- 031479) é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).









