1. Apresentação
Disponibilização de estacionamento seguro para bicicletas em locais convenientes para os seus utilizadores.
2. Objetivos
- Garantir que a bicicleta é conveniente ao permitir que seja estacionada próximo aos locais de destino.
- Aumentar a competitividade da bicicleta enquanto meio de transporte porta-a-porta.
3. Importância da medida
A importância desta medida prende-se com a necessidade de garantir meios favoráveis para a mobilidade em bicicleta, permitindo que seja estacionada com segurança junto ao local de destino e permitindo superar o receio de roubo e vandalismo (apontado como um dos principais obstáculos à utilização de bicicleta própria). Além disso, é essencial administrar o estacionamento de bicicletas em espaço público, especialmente no centro das cidades, de forma a evitar o estacionamento desorganizado que degrada a qualidade do espaço público, prejudicando invariavelmente o peão, e pode mesmo desencorajar os potenciais ciclistas se for difícil encontrar um local de estacionamento adequado.
Os estacionamentos de bicicleta juntamente com cacifos e sistemas de vigilância são uma medida de baixo custo de implementação, que oferecem opções de armazenamento com proteção contra intempéries e roubo.
1. Boas Práticas
- As exigências relativamente ao estacionamento de bicicletas podem ser resumidas em: necessidade de segurança e proteção e conveniência, ou seja, a possibilidade de deixar a bicicleta o mais próximo possível do destino.
- Uma politica de estacionamento para bicicletas deve responder: às diferentes necessidades dos utilizadores (estacionamento de curto prazo e armazenamento de longo prazo); ao nível de procura; à necessidade de armazenamento nos aglomerados habitacionais.
- No estacionamento rotativo, de curto prazo, é prioritária a proximidade e facilidade/rapidez de estacionamento.
- No armazenamento de longo prazo, o nível de segurança e proteção (estacionamento abrigado ou interior) são os fatores mais importantes.
- A contabilização dos níveis de procura deve estimar a capacidade necessária e a localização dos estacionamentos.
- Nos novos empreendimentos urbanos, devem cumprir-se os valores-alvo mínimos para o estacionamento e armazenamento de bicicletas (relacionado com a quota modal potencial) a incluir nos regulamentos e instrumentos de gestão territorial.
- Monitorizar a adaptação dos cidadãos às alterações e ir reformulando medidas de modo a responderem às necessidades dos utilizadores, sem comprometer os ideais sustentáveis (Ver Gestão, manutenção e monitorização).
- Explicitar os princípios por detrás das medidas tomadas para que fique claro a sua necessidade e funcionamento (Ver Informação).
2. Ações
Estacionamento de curta duração – U Invertido (tipo "Sheffield") Reúnem as melhores condições de segurança e versatilidade, para além de serem os recomendados pelos diversos manuais sobre o assunto. O Manual de Estacionamento para Bicicletas da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), sugere a distância mínima entre suportes de 75 cm e preferencialmente de 120 cm. Vantagens: Estável e com grande compatibilidade. Facilmente inserível no espaço público. Robusto e de baixa manutenção. |
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Estacionamento de curta duração – Grelha Suportes que apenas oferecem apoio inferior na roda frontal ou apenas num ponto de apoio do quadro, devem ser evitados, pois não proporcionam estabilidade nem segurança e são e propensos a danos na bicicleta. Desvantagens: Instabilidade para a bicicleta; Reduzida funcionalidade; Baixa segurança. |
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Estacionamento coberto Recomenda-se que os principais estacionamentos para bicicletas sejam cobertos, quer localizando-os dentro de um edifício, dotando-os de um abrigo adequado (e localizado perto da entrada do edifício/serviço que serve). Vantagens: Proteção contra intempéries. Desvantagens: Custos de investimento e manutenção adicionais. |
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Garagem para bicicletas Vantagens: Proteção contra roubo, vandalismo e intempéries; Garagens coletivas para cerca de 5 a 8 bicicletas são dimensionadas para serem instaladas num lugara vaga de estacionamento automóvel. Desvantagens: Solução mais cara. |
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Estações de estacionamento supervisionado Para áreas com grande número de ciclistas que precisam estacionar por períodos prolongados. Vantagens: Risco reduzido de vandalismo e roubo; Podem ser fornecidos serviços de manutenção e aluguer de bicicletas. Desvantagens: Custos de investimento e manutenção adicionais. |
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Estações de estacionamento automatizado Semelhante às instalações de estacionamento supervisionado, há exemplos de sistemas de armazenamento de bicicletas totalmente automatizados. Vantagens: Poupança nos custos de pessoal. Desvantagens: Na ausência de presença humana, cuidado especial deve ser dado à segurança em termos de visibilidade e iluminação. Custos de investimento e manutenção adicionais. |
* Alguns países europeus definiram já o número de lugares de estacionamento de bicicletas em função do uso do solo:
Habitação | 1 lugar/T0 ou T1; 4 lugares/T4, etc |
Serviços | Colaboradores: 2 lugares/10 postos de trabalho
Visitantes: entre 0,5 a 2 lugares/ 10 postos de trabalho (variável consoante o fluxo de visitantes) |
Comércio | Colaboradores: 2 lugares/10 postos de trabalho
Clientes: 0,5 a 3 lugares/ área bruta de construção de comércio |
Indústria | Colaboradores: 2 lugares/10 postos de trabalho
Visitantes: 0,5 lugares/10 postos de trabalho |
Restauração e hotelaria | Colaboradores: 2 lugares/ 10 postos de trabalho
Clientes: entre 1 e 2 lugares/ 10 postos de trabalho |
Equipamentos escolares | Alunos (variável em função do grau de ensino): 1 a 7 lugares /10 alunos
Professores: 2 lugares/10 professores |
Equipamentos (culturais, desportivos) | Centro desportivo: 4 lugares/ 10 lugares no balneário
Teatro: 1 lugar/10 lugares sentados Cinema: 4 lugares/10 lugares sentados |
Paragens/Estações de Transporte Coletivo | 1 a 4 lugares/ 10 passageiros (partida de uma paragem/estação) |
Fonte: IMTT, 2011.
1. Impactos
Eficiência do sistema de mobilidade A oferta de estacionamento de bicicleta pode incentivar um aumento da repartição modal da bicicleta, contribuindo para uma redução do congestionamento e um aumento da eficiência do sistema de mobilidade. |
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Ruas com vida A oferta de estacionamento de bicicleta devidamente desenvolvida ajuda a organizar os espaços públicos e a evitar conflitos com os diversos utilizadores. |
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Proteção ambiental Onde o uso de automóveis for reduzido como resultado da introdução do estacionamento de bicicletas, haverá também uma redução nos níveis de poluição do ar e sonora, incluindo emissões reduzidas de CO2. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Alguns grupos de pessoas com rendimentos mais baixos podem beneficiar da opção de mobilidade melhorada a baixo custo que o ciclismo oferece. A provisão de estacionamento seguro e armazenamento para bicicleta é importante para remover a preocupação do roubo e torná-la mais acessível para todos. |
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Segurança e conforto O fornecimento de estacionamento e armazenamento de bicicleta melhora diretamente a segurança e conforto dos utilizadores. |
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Valor económico O fornecimento de instalações de estacionamento de bicicletas de qualidade num centro local pode incentivar um maior uso de lojas e serviços locais. |
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Consciencialização e aceitação Uma das preocupações dos ciclistas é onde colocarem a bicicleta após o fim da viagem e questões de furto. Desta forma, ao providenciar estacionamento para bicicletas segura irá aumentar a confiança dos ciclistas e consequentemente incentivar e normalizar o uso da bicicleta. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
2. Barreiras
Legal Na maioria dos casos, não existem barreiras legais óbvias para o fornecimento de estacionamento e armazenamento de bicicletas. Onde houver propostas para introduzir garagem de bicicletas em estacionamentos ou na via pública, o enquadramento legal deve ser verificado. |
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Financeira As opções de Estacionamento e Armazenamento de Bicicleta podem variar significativamente, mas as formas mais simples de estacionamento de curta duração proporcionam uma opção de custo relativamente baixo. |
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Governação Pode envolver autoridades públicas, serviços de transporte e, potencialmente, empresas, organizações ligadas à bicicleta e outros grupos de interesse. Não são esperadas configurações muito complexas para implementar uma medida de estacionamento de bicicletas. |
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Aceitação política Medidas voltadas aos ciclistas têm frequentemente menos prioridade do que aquelas voltadas aos veículos motorizados. |
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Aceitação pública Espera-se que haja apoio de vários grupos, bem como de lobbies pró-ciclistas, mas também haverá aqueles que se opõem a investimentos significativos no ciclismo, especialmente se isso for feito à custa de outros modos de transporte ou outros serviços públicos. |
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Viabilidade técnica Com exceção das soluções automatizadas de armazenamento de bicicleta, os requisitos técnicos não são complexos. |
Legenda:
Sem barreiras | Barreira mínima | Barreira moderada | Barreira significativa |
3. Custos
Zona |
Medida | Unidade | Custo | Ano de implementação |
Universidade do Porto, Área Metropolitana do Porto (Portugal) | Compra de bicicletários | 265 lugares | 66 558,00 € | 2018 |
Maia, Área Metropolitana do Porto (Portugal) | Suportes de estacionamento | 21 lugares | 6 216,00 € | 2018 |
Matosinhos, Área Metropolitana do Porto (Portugal) | Aquisição de instalações de apoio | 5 cacifos eletrónicos e 1 quiosque autónomo de apoio ao ciclista | 49 590,00 € | 2018 |
Fornecimento e montagem de parqueadores | 100 unidades | 9 100,00 € | 2018 | |
Loulé, Faro (Portugal) | Equipamento de combate a incêndios, socorro e segurança nos parqueamentos de bicicletas | 1 ano | 7 398,00 € | 2019 |
Substituição de LCD em Postes de Amarração do Sistema VLM Public Bikes | 12 780,00 € | 2019 | ||
Lisboa, , Área Metropolitana de Lisboa (Portugal) | Fornecimento e Instalação com carotagem de pavimento e fixação de Suportes de Estacionamento para Bicicletas tipo “Shefield” | 850 Suportes | 51 890,00 € | 2018 |
Áustria | Suporte | 1 lugar | 85,00 € | Informação recolhida em 2013 |
Espaço de bicicleta em estacionamento coberto e iluminado | 1 000,00 € | |||
Suporte para pendurar bicicleta | 25,00€-75,00€ | |||
Suporte do quadro dianteiro | 100,00€-180,00€ | |||
Estacionamento móvel para eventos | 150,00€-175,00€ | |||
Estacionamento de longa duração com telhado | 600,00€-1000,00€ | |||
Estacionamento de longa duração com telhado e iluminação | 700,00€-1125,00€ | |||
Estações de bicicletas | 3 000,00€-6 000,00€ | |||
Estacionamento móvel de longa duração | 450€-700€ | |||
Caixas de bicicletas | 500,00€-2500,00€ | |||
Caixas de bicicleta com estação de carregamento para e-bikes | 1 200,00€-5 000,00€ | |||
Cacifos | 300,00 € | |||
U.K. | Estações de bicicletas partilhadas com outros comércios e serviços | 200m2 | 1,75 milhões £ | 2007 |
20 000m2 | 25 milhões £ | 2011 | ||
Greater Manchester (U.K.) | Construção de estacionamentos de bicicletas | 15 estações; 1 206 lugares de estacionamento; acesso por meio de cartão; segurança CCTV | 0,12 – 0,20 milhões £ (estacionamentos típicos); 0,30 milhões £ (conversão de estação); 0,40 – 0,70 milhões £ (“centros de ciclismo”*) | Informação recolhida em 2017 |
Cambridge, Cambridgeshire (U.K.) | Construção de estacionamento de bicicletas | 2 850 lugares, incluindo suportes para pendurar bicicletas normais e espaço para bicicletas grandes; acesso por meio de escadas com encaixes rampeados para bicicletas; acesso grátis 24h; segurança CCTV; inclusão de loja de aluguer e reparação de bicicletas | 2,5 milhões £ (1,2 milhões £ para trabalhos internos específicos à bicicleta)** | 2016 |
Sevilha, Andaluzia (Espanha) | Suportes de estacionamento | 155 áreas com 712 lugares | 162 000,00 € |
2007 |
Estudo de Caso 1: Estacionamento de bicicletas em estações de Comboio na Holanda
Praticamente todas as estações são equipadas com centros de estacionamento e armazenamento de bicicleta, incluindo: Sistema vigiado e coberto; Aluguer de bicicletas e acessórios; Serviços de manutenção; Armários.
Saber mais: www.eltis.org/discover/case-studies/how-dutch-railway-stations-encourage-multimodality
Impacto:
Eficiência do sistema de mobilidade Na Holanda, o uso combinado da bicicleta e de modos de transporte público é uma opção popular, resultando numa redução significativa no congestionamento rodoviário. O estacionamento de bicicletas é parte integrante e importante da rede cicloviária. |
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Ruas com vida A oferta de estacionamento de bicicleta contribui para uma transferência modal para a bicicleta, o que, por sua vez, pode proporcionar oportunidades de interação social e ajudar a reduzir o ruído e a poluição do ar. Também reduz o estacionamento ilegal de bicicletas nos passeios. |
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Proteção ambiental Na Holanda, o uso combinado da bicicleta e modos de transporte público é uma opção popular, resultando numa redução significativa nos níveis de ruído e poluição do ar, incluindo a redução das emissões de CO2. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade O uso de estacionamento e armazenamento de bicicletas não é restrito e, portanto, todos os grupos podem beneficiar do ciclismo como um modo de transporte barato e conveniente. |
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Segurança e conforto O fornecimento de estacionamento e armazenamento de bicicleta aumenta os níveis de segurança e conforto dos utilizadores de bicicleta, ao proteger contra o risco de roubo e proporcionar conveniência no estacionamento junto ao local de destino. |
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Valor económico O fornecimento de instalações de estacionamento de bicicletas de qualidade num centro local pode incentivar um maior uso de lojas e serviços na área local, embora o estudo de caso não apresenta evidências que confirmem isso. |
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Consciencialização e aceitação Sem dados. |
Estudo de Caso 2: Planeamento de estacionamento de bicicletas através de redes sociais – Polónia
A ação “Pedale por quilômetros, estacione num lugar agradável” é uma competição onde os participantes registram a distância percorrida por meio de uma aplicação on-line. Este aplicativo também permite que os participantes identifiquem lugares para novos estacionamentos de bicicletas e adicionem rotas cicláveis num banco de dados. Com base nessas informações, a organização escolheu os locais mais relevantes e tratou das formalidades para instalar os novos estacionamentos de bicicletas. Em 2012, os participantes já tinham percorrido um total de 80 000 km, e mais de 685 estacionamentos de bicicletas com 1170 vagas foram instalados em 77 localidades de 7 grandes cidades.
Saber mais: www.eltis.org/discover/case-studies/cycle-kilometres-park-atmospheric-place-cycling-action-poland
Impacto:
Eficiência do sistema de mobilidade Não há dados a respeito da alteração modal alcançada pelo projeto. No entanto, considera-se que, em geral, a campanha aumentou os níveis de utilização da bicicleta como meio de transporte. |
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Ruas com vida O estacionamento de bicicletas pode contribuir positivamente para a paisagem urbana, bem como reduzir a desordem de uma rua. |
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Proteção ambiental Não há dados a respeito da alteração modal alcançada pelo projeto, nem dos efeitos mitigadores em relação ao CO2 e outros poluentes. Entretanto, considera-se que a campanha aumentou os níveis de ciclismo como modo de transporte, com efeitos positivos sobre o meio ambiente. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade O uso de estacionamento e armazenamento de bicicletas não é restrito e, portanto, todos os grupos podem beneficiar do ciclismo como um modo de viagem barato e conveniente. |
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Segurança e conforto O fornecimento de estacionamento e armazenamento de bicicleta aumenta os níveis de segurança e conforto dos utilizadores de bicicleta, ao proteger contra o risco de roubo e proporcionar conveniência no estacionamento junto ao local de destino. |
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Valor económico O fornecimento de instalações de estacionamento de bicicletas de qualidade num centro local pode incentivar um maior uso de lojas e serviços na área local, embora o estudo de caso não apresente evidências que confirmem isso. |
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Consciencialização e aceitação Sem dados. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
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FPCUB. Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (2015). Manual de Estacionamentos para bicicletas. Consultado em 1 Julho 2019. Disponível em: https://www.fpcub.pt/files/2011/08/Manual_estacionamento_fpcub_v2.pdf
IMTT (2011). Princípios de Planeamento e Desenho. Colecção de Brochuras Técnicas / Temáticas Rede Ciclável – Princípios de Planeamento e Desenho
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