Aquele que é considerado o principal evento mundial de planeamento para a bicicleta, promovido pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF), realizou-se entre os dias 25 e 28 de junho na cidade de Dublin, com ampla participação do setor público (autoridades locais e nacionais), privado (indústria, tecnologia, prestadores de serviços) e da academia. A Velo-city 2019 foi dedicada ao tema “Cycling for the Ages”, com especial enfoque na acessibilidade da bicicleta em termos inter-geracionais, sociais e de género e no papel da bicicleta na transição para um novo modelo económico e societal, mais sustentável e humanizado.

Grandes cidades campeãs no uso da bicicleta como Copenhaga e Amesterdão, assim como grandes nomes no estudo da bicicleta como Lucy Saunders, Jenniffer Dill, Rachel Aldred e John Parkin, marcaram presença, entre muitos outros. Portugal também esteve presente através do trabalho de vários investigadores que se dedicam ao tema, de um stand da “Portugal Bike Value” que promove a indústria portuguesa da bicicleta e o seu posicionamento nos lugares de topo a nível europeu e do município de Lisboa que acolhe a conferência em 2021.

O projeto BooST foi apresentando no âmbito das sessões da rede “Scientists for Cycling”, que se revelaram um importante fórum de partilha de estudos e pensamento crítico em torno da bicicleta.

A cidade de Dublin que acolheu a conferência parece estar numa situação de transição, onde os utilizadores da bicicleta como meio de transporte representam já uma parte muito significativa dos movimentos pendulares, mas ainda não estão reunidas as condições adequadas para os mesmos, com um intenso trânsito automóvel, infraestrutura insuficiente, desrespeito pela infraestrutura existente (como o estacionamento recorrente de automóveis em cima das ciclovias) e uma visível tensão entre motoristas, ciclistas e peões.

Ao longo de toda a semana, a empresa social Bycs dinamizou um conjunto de sessões paralelas para promoção da sua arrojada missão “50por30”: 50% de todas as deslocações urbanas feitas em bicicleta até 2030. Entre as iniciativas contam-se a promoção de embaixadores da bicicleta (“Bicycle mayors”) em cada cidade para liderar e acelerar o progresso ciclável, incluindo também embaixadores juniores. Portugal conta já com Ana Pereira como mayor de Lisboa e Mário Meireles como mayor de Braga, estando aberta à nomeação de novos mayors para a promoção da bicicleta nas principais cidades portuguesas. A implementação de laboratórios colaborativos ao redor do mundo e a Bienal da Arquitetura para Bicicleta são outras das iniciativas apresentadas pela organização durante a conferência.

A Velo-city contou ainda com várias visitas técnicas em bicicleta e um passeio conduzido pelo coletivo “The freedom machine“, retratando o movimento das sufragistas irlandesas e pela emancipação feminina.

No próximo ano, a Velo-city realiza-se em Liubliana e, em 2021, será então a vez da cidade de Lisboa, sob o tema da diversidade, que levanta já grandes expectativas para a transformação da cidade e para impulsionar a bicicleta em todo o país.

 

Velo-city: fazer a transição para um novo paradigma