A MUBi Porto – Associação pela Mobilidade em Bicicleta lança uma petição por um Porto mais ciclável e acessível, em que destaca medidas necessárias para mudar o paradigma de mobilidade na cidade. Se é ciclista, assine; se não é, também. Todos, mesmo os automobilistas, somos pedestres, e a bicicleta, quando adequadamente usada, é um dos principais aliados dos pedestres, mesmo dos automobilistas, para que possamos todos andar a pé serenamente.
O convite para Abstracts da Velo-city 2021 está aberto até 20 de Novembro!
Convidam todos os académicos e investigadores a partilhar os seus conhecimentos, experiências, projetos e pesquisa sobre o tema Diversidade Ciclável com uma audiência global de peritos.
Na última sessão do Ciclo de Eventos Mobilidade Urbana Pós-Covid, Cristina Pimentel e Álvaro Herédia deram a conhecer as medidas a serem implementadas nas cidades do Porto e de Valladolid, respetivamente.
Portugal está a ser invadido por uma nova forma de mobilidade. Andar de bicicleta ou de trotineta está na moda e, com ou sem ciclovias, serve como opção para as deslocações de centenas de portugueses. Mas é aqui que surge o problema. As vias específicas para estes tipos de veículos parecem cada vez mais insuficientes para estes amigos do ambiente. Para responder a este desafio, o governo anunciou que irá investir 300 milhões de euros nestes troços, num total de mil quilómetros, em várias localidades do país, no âmbito do plano Portugal Ciclável 2030. O financiamento será feito através do Fundo Ambiental e os municípios deverão apresentar propostas que serão depois apreciadas. No total, o Estado prevê investir em 110 ciclovias num período de 12 anos.
O Município de Braga está a desenvolver um Estudo de Mobilidade e Gestão de Tráfego para a cidade, em parceria com a cidade espanhola de Pontevedra. Os dois Municípios têm vindo a estreitar laços de cooperação institucional na área da Mobilidade e Desenvolvimento Urbano.
Em 2016, era líder do ranking europeu de exportação de bicicletas; em 2017, caiu para o segundo lugar: ainda assim, Portugal tem a maior fábrica de montagem da Europa. Mas “o mercado [nacional] é pequeno e pedala pouco”. O que falta?
Peões, ciclistas e transporte público devem ter prioridade sobre os carros quando as estradas são construídas ou modernizadas, para encorajar mais atividade física, disse a Agência de Saúde do Reino Unido.