O projecto BooST foi apresentado no primeiro Encontro Anual do “Cycling Research Board” realizado em Amsterdão, no âmbito da sessão “A imagem da cidade” que ocorreu no dia 15 de novembro de 2018.
A sessão , que durou cerca de 90 minutos, foi organizada seguindo um modelo não tradicional de partilha de conhecimento e envolveu a participação de 4 investigadores com temáticas e metodologias de pesquisa variadas, para além da presença de um público muito interessado e participativo.
Na primeira parte da sessão, cada participante introduziu o seu Projecto e questões de investigação, seguido de algumas intervenções pontuais por parte do público. A segunda rodada explorou os Métodos aplicados em cada estudo. A terceira etapa contou com o Feedback do público com atenção em como cada investigação poderia ser fortalecida. A última parte contou com uma reflexão em grupo sobre a relevância dos diversos projectos em seus referidos contextos, seguida da identificação de possíveis sinergias de investigação entre os participantes.
A investigadora do projecto BooST Isabel Cunha apresentou a ferramenta e o seu método de avaliação com foco na importância da disseminação do know-how e orientações específicas para as cidades-principiantes romperem a resistência inicial ao planeamento estratégico em mobilidade ciclável. Neste contexto, foi dada atenção à representação espacial do potencial ciclável no caso de municípios portugueses (Porto e Matosinhos).
O público considerou o instrumento eficaz ao comunicar o potencial ciclável a partir da visualização dos mapas, assim como uma boa estratégia para fortalecer as ferramentas de planeamento e estreitar a comunicação entre investigadores, planeadores, stakeholders e indivíduos.