A capital portuguesa foi a cidade escolhida para organizar a conferência Velo-City 2021 promovida pela European Cyclists’ Federation, considerada a principal referência em termos planeamento e promoção do uso de bicicleta, como modo de transporte diário, mas também em atividades de lazer, passando pelas vertentes económica e de saúde.

As conferências Velo-City tiveram início em 1980 em Bremen, Alemanha, e têm decorrido em várias cidades ao redor do mundo que se destacam pelo compromisso assumido com a bicleta. Neste concurso, Lisboa foi finalista com Ljubljana e Valência e destacou-se pelo forte compromisso político local e nacional na melhoria dos modos de transporte ativos, mas também pelo envolvimento na candidatura da indústria da bicicleta nacional, da academia e das organizações da sociedade civil (MUBi, Estrada Viva, UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo, ACA-M, FCPUB).

Este constitui mais um importante incentivo para a assumir a aposta na mobilidade em bicicleta como um compromisso a nível nacional e municipal.

Lisboa escolhida para organizar o Velo-city 2021