1. Apresentação
Diversidade de programas e atividades de informação, educação e sensibilização para apoiar e promover a utilização de bicicleta. Além de campanhas e suportes de informação gerais sobre a bicicleta, qualquer medida de gestão de mobilidade deve ser acompanhada por uma medida de informação específica para esclarecimento da mesma.
2. Objetivos
- Disponibilizar informação para que as pessoas estejam sensibilizadas e se sintam aptas para a utilização da bicicleta;
- Produzir conhecimento sobre a realidade da utilização da bicicleta para capacitar as organizações de promoção do uso e as autoridades locais;
- Dar mais confiança aos utilizadores indicando as melhores rotas para viajar do ponto A ao ponto B;
- Incentivar mais pessoas a andar de bicicleta, rompendo com as resistências existentes a nível público, político e técnico, e aumentando a sua aceitação social;
- Mudança de paradigma da mobilidade.
3. Importância da Medida
Em cidades principiantes, a mudança no sentido de uma maior aceitação social e normalização da utilização da bicicleta é um processo contínuo e complexo, no qual medidas de caráter informativo e de sensibilização são fundamentais para atuar ao nível dos fatores sociais e culturais envolvidos e dar resposta às diferentes motivações e barreiras junto de diferentes grupos-alvo. Simultaneamente, estas medidas “suaves” promovem a eficácia das medidas “duras” como o investimento em infraestrutura ciclável.
1. Boas Práticas
– A informação é uma medida que deve estar presente em qualquer pacote de medidas, devendo ser disponibilizada informação geral sobre a utilização de bicicleta e informação específica a cada medida implementada.
– As ações informativas devem evitar centrar o debate no carro e nas suas eventuais perdas, focando inversamente em transmitir uma mensagem clara, consistente e positiva sobre os benefícios da bicicleta para todos e sobre a sua relação com a agenda local específica.
– É importante identificar e abordar as principais barreiras à bicicleta em cada local específico e segmentar os diferentes grupos-alvo (crianças, pais, adolescentes, motoristas/ não ciclistas, ciclistas ocasionais, pessoas com mobilidade reduzida, idosos, etc.).
– Para o sucesso das ações informativas é essencial garantir a existência de boas condições de circulação e segurança cicloviária.
– É essencial que os municípios e as organizações promotoras da utilização de bicicleta se tornem conhecedores do assunto e fonte fiável para fornecimento de informação à sua população-alvo.
– O envolvimento e parcerias com grupos e organizações comunitárias, que têm relações prévias com os grupos-alvo definidos, permitem ampliar a exposição e visibilidade das ações informativas, através de fontes complementares já familiares da população-alvo, fomentando a sustentação do programa.
– Este tipo de medidas deve ser implementado de forma regular e por um período alargado.
– As ações de informação devem procurar mobilizar e aproximar os atores locais gerando confiança e cumplicidade, condições fundamentais para apoiar uma mudança de comportamentos.
2. Ações
Disponibilização de Informação em diferentes suportes Fornecimento de orientação e informação personalizada (folhetos, carta, posters, fichas informativas, manuais, páginas de internet, newsletter, linha direta, exposições, centros de informação, etc.) sobre a utilização de bicicleta, a política ciclável do município/ organização, o desenvolvimento da rede ciclável, sugestões para andar de bicicleta e dicas em geral. Saber mais: Sidney Cicleways – iniciativa que a cidade de Sidney desenvolve desde 2011 para disponibilizar informação sobre a utilização de bicicleta na cidade (incluindo mapas, cursos de ciclismo, festival, equipamentos) e sensibilizar os vários utilizadores de vias partilhadas. Bicycle account – publicação periódica da cidade de Helsínquia sobre a evolução dos níveis de utilização da bicicleta na cidade, opiniões dos residentes, novos projetos e serviços para a bicicleta. |
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Mapas da rede e rotas cicláveis Os mapas para a bicicleta são uma componente fundamental para promover o seu uso; devem ilustrar a rede cicloviária local e também fornecer informações sobre rotas recomendadas, qualidade dos percursos, volume de trânsito, estacionamentos e outros equipamentos/ serviços para os utilizadores. Um bom mapa deve ainda fornecer informação sobre vários outros tópicos, como segurança para pedalar no contexto urbano ou sinalização para bicicleta. Nota: A recolha de informação para o primeiro mapa de rotas cicláveis de uma cidade pode ser uma tarefa volumosa. Diferentes recursos de informação podem ser necessários para acomodar diferentes tipos de utilizadores, incluindo versões especiais para pessoas com deficiências e possivelmente diferentes idiomas. Saber mais: CRD bike map – visa encorajar as deslocações em bicicleta através de mapas atualizados acessíveis online (PDF) e em formato de bolso disponível em diferentes locais, incluindo um índice de nível de conforto que ajuda os ciclistas a escolher as rotas mais confortáveis e agradáveis. |
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Sistemas de Planeamento de Viagem Plataformas online e aplicações com sistemas de informação geográfica (SIG) permitem chegar às pessoas através dos seus computadores, telemóveis e tablets, com ferramentas de navegação e informação personalizada e relevante. Podem incidir sobre um modo de transporte específico (neste caso a bicicleta) ou uma combinação multimodal (por exemplo, a bicicleta com o transporte público), providenciando informações sobre rotas e destinos antes, durante e depois da viagem. As viagens podem ser otimizadas para diferentes critérios, dependendo do sistema, como a viagem mais rápida (quer em tempo quer em distância), a mais barata ou a mais segura (o que é de particular importância para a bicicleta, por exemplo para evitar estradas de elevado tráfego/velocidade). Vantagens: Tornam a bicicleta mais eficiente ao apresentar as rotas mais rápidas; Podem contribuir para ultrapassar a barreiras ao uso da bicicleta associada à perceção de insegurança decorrente do tráfego rodoviário, ao providenciarem rotas alternativas, com consequências positivas nos níveis cicláveis; Tornam a utilização de bicicleta divertida e motivadora através da tecnologia, enviando incentivos, desafios, recompensas, apoio de amigos e permitindo socializar através da plataforma. Desvantagens: A eficiência destes sistemas está dependente da qualidade dos dados que utilizam (por exemplo, dados de qualidade pavimentos e ciclovias são muito difíceis de obter em grande escala); As aplicações móveis podem potencialmente distrair ou confundir os ciclistas. Saber mais: Bike Citizens; Biklio (ambas já disponíveis em algumas cidades portuguesas). |
Em Usti nad Labem, na República Checa, o governo da cidade utilizou um programa de rádio para disseminar a informação sobre o novo plano de mobilidade que estava a ser implementado. O programa era composto por dois spots de notícias, divulgados por meio de entrevistas com os membros da equipa coordenadora do plano.
O programa era gravado e divulgado pela estação de rádio pública regional Cesky Rozhlas, durante um programa relacionado com eventos da cidade. Assim sendo, o município não era cobrado para realizar o programa. Contudo, um programa de rádio é apenas uma parte de uma campanha informativa. Necessita de ser complementado por mais meios de divulgação de modo a ser percetível e chegar aos diferentes grupos da comunidade.
1. Impactos
Eficiência do sistema de mobilidade A disponibilização de informação sobre a bicicleta contribui para a eficiência geral do sistema de mobilidade, permitindo uma maior sensibilização dos vários utilizadores e promovendo o aumento da repartição modal da bicicleta e o uso mais eficiente das ruas. |
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Ruas com vida A informação e sensibilização para a bicicleta contribuem para uma melhor utilização das ruas e do espaço público e para uma melhor convivência entre todos os utilizadores, promovendo ruas com mais vida. |
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Proteção ambiental A disponibilização de informação sobre a bicicleta deve incluir uma mensagem clara sobre os benefícios da bicicleta, nomeadamente a nível ambiental, contribuindo para uma maior sensibilização e proteção ambiental e para a mudança de práticas. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Os programas de informação e sistemas de planeamento de viagem contribuem para melhorar a acessibilidade a atividades e serviços. Simultaneamente, se forem segmentados e adaptados às necessidades de diferentes grupos-alvo (crianças, pais, motoristas/ não ciclistas, pessoas com mobilidade reduzida, idosos, mulheres), promovem uma maior equidade social. |
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Segurança e conforto Informação adequada contribui para uma maior sensibilização para a bicicleta por parte de todos (motoristas, ciclistas, peões) e para mudança de comportamento no sentido de uma maior segurança e conforto para todos. |
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Valor económico Não existem dados que relacionem os programas de informação para a bicicleta com ganhos económicos, no entanto indiretamente podem contribuir para aumentar o valor económico da bicicleta e para a dinamizar a economia dos centros das cidades. |
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Consciencialização e aceitação Os programas de informação são fundamentais para ultrapassar barreiras associadas à bicicleta, promovendo a sua aceitação social e contribuindo para uma mudança de paradigma. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
2. Barreiras
Legal Não existem barreiras legais à implementação de programas de informação. No caso de sistemas de planeamento de viagens e outras ferramentas eletrónicas, podem-se colocar questões relativas à legislação de privacidade de dados. Em última análise, a difusão de informação sobre a bicicleta irá conduzir a uma mudança do paradigma de mobilidade dominante exigindo uma realocação estrutural de infraestruturas e alterações das regras de trânsito e do enquadramento legal em geral. |
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Financeira A implementação de programas de informação é exigente em termos de custos, quer na produção dos conteúdos quer na melhoria da sua atratividade (design e comunicação); para além disso, estes devem ser realizados e reforçados de forma contínua, exigindo financiamento constante. |
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Governação Pode envolver autoridades públicas e, potencialmente, empresas/ empregadores, movimentos de ciclistas e outras organizações que têm relações prévias com os grupos-alvo definidos. É necessário um compromisso alargado para oferecer este tipo de medidas regularmente por um período alargado de tempo. |
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Aceitação política Embora as medidas voltadas aos ciclistas tenham frequentemente menos prioridade do que aquelas voltadas aos veículos motorizados, é expectável que os programas de natureza informativa não ofereçam particular resistência. Ainda assim, o facto de só uma pequena parte da população usar a bicicleta (0,5% em Portugal) retira-lhe peso eleitoral e reivindicativo. |
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Aceitação pública É expectável que os programas de natureza informativa tenham uma boa aceitação pública, contudo a ausência de boas condições de circulação e segurança cicloviária pode constituir um sério obstáculo ao sucesso desta medida. |
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Viabilidade técnica Programas de informação não oferecem barreiras técnicas. Os mapas e sistemas eletrónicos de planeamento de viagem requerem know-how específico para o seu desenvolvimento (ou subcontratação de operadores privados). |
Legenda:
Sem barreiras | Barreira mínima | Barreira moderada | Barreira significativa |
3. Custos
Zona | Medida | Unidade | Custo | Ano de implementação |
Universidade do Porto, Área Metropolitana do Porto (Portugal) | Aquisição dos kit’s (manual/folheto sobre o projeto, material de reparação de furos e material refletor) | 265 kit’s | 11 447,15 € | 2018 |
Porto, Área Metropolitana do Porto (Portugal) | Aquisição de serviços de desenvolvimento e adaptação de aplicação móvel para utilização do transporte público, planeamento de rotas e informação pública | 140 625,01 € | 2017 | |
Cascais, Área Metropolitana de Lisboa (Portugal) | Aquisição de dois sistemas de contagem de bicicletas em via pública | 2 sistemas durante 2 anos | 33 080,00 € | 2018 |
Sevilha, Andaluzia (Espanha) | Estratégia de comunicação | 3 anos de atividade | 60 000,00 € | 2007 |
Estudo de Caso 1: Planificação de Transporte Personalizada (PTP) – Cycle, Burgos (Espanha)
Burgos é uma cidade espanhola principiante no uso da bicicleta que, desde 2005, trabalha para aumentar o seu número de ciclistas através de novas infraestruturas, empréstimo de bicicletas e múltiplas atividades de marketing e disseminação. Atualmente, Burgos ocupa o segundo lugar entre as cidades que mais usam a bicicletas para deslocação diária em Espanha (aproximadamente 4%) O município integrou o projeto europeu PTP-Cycle que utiliza a Planificação de Transporte Personalizada (PTP) para promover uma mudança modal do automóvel individual para outros meios mais sustentáveis com foco na bicicleta. Em vez de informações gerais, a PTP fornece dados personalizados aos cidadãos sobre as opções de mobilidade sustentável através da planificação com um assessor de PTP, disponível em diferentes locais na cidade ou com visitas diretas aos domicílios. O PTP-Cycle também desenvolve uma abordagem holística para apoiar cidades, empresas e universidade no desenvolvimento dos seus próprios processos de PTP.
Saber mais: ptpcycle-europe.eu; https://ptpcycleburgos.com/
Impacto:
Eficiência do sistema de mobilidade O projeto PTP-Cycle em Burgos aumentou diretamente a eficiência no sistema de mobilidade, através de um aumento de 11% no número de viagens em bicicleta para as deslocações diárias gerais e um aumento de 24% no número de deslocações em bicicleta entre casa e trabalho; apenas 2% das pessoas continuam a usar o carro com a mesma regularidade após uma visita e os restantes 98% reduziram a utilização do automóvel privado e aumentaram a utilização de bicicleta, transporte público ou andar a pé. |
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Ruas com vida A abordagem face-a-face do projeto PTP-Cycle e aumento do número de pessoas a andar a pé e de bicicleta contribui para uma cidade com mais vida. |
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Proteção ambiental Os resultados da mudança modal a partir do projeto PTP-Cycle induziram os seguintes benefícios ambientais: redução do consumo de combustível; diminuição dos quilómetros percorridos de carro; redução de emissões de CO2; redução do ruído do tráfego. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Ao fornecer planos de viagem personalizados, o PTP-Cycle atende às necessidades de diferentes populações, incluindo aquelas com necessidades especiais. Para promover o aumento da equidade social, deverá contemplar a diversidade dos bairros da cidade e, particularmente, dos mais desfavorecidos. |
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Segurança e conforto Os planos de viagem personalizados fornecem orientação relativamente a segurança. |
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Valor económico Os impactos do PTP-Cycle podem proporcionar oportunidades de emprego para a população local, conectando-os melhor aos empregos. Para aqueles com baixos rendimentos, até mesmo o transporte público pode ser muito caro e, assim, o ciclismo oferece uma alternativa de deslocação mais barata. O PTP pode também gerar receitas para lojas e empresas locais, como compras de bicicletas e outros equipamentos. |
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Consciencialização e aceitação 29% dos residentes responderam que as informações recebidas mudaram permanentemente a sua atitude em relação à bicicleta e a sua perceção sobre usar uma bicicleta como meio normal de transporte. |
Estudo de Caso 2: Serviço de roteamento de bicicleta da app SenseMyFEUP (Porto, Portugal)
A app SenseMyFEUP, introduzida em 2016, foi desenvolvida para smarthphones Android, utilizando sistemas crowdsensing para recolha de dados, com o objetivo de avaliar os padrões de mobilidade e subsequente pegada de carbono da comunidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e mais tarde de toda a Universidade do Porto (UP). Em 2018 a app foi atualizada com a adição de um Sistema de planeamento de rotas por bicicleta (bem como os horários de transporte público) através do software open-source BBBike. Para além de disponibilizar a distância e a duração estimada da viagem, o sistema também permite que utilizador defina a velocidade ciclável pretendida, a preferência por ruas residenciais, ruas principais ou ruas com infraestrutura ciclável ou linhas de autocarros. Para além disso, permite escolher a superfície (evitar calçadas) e mesmo evitar ruas escuras.
Saber mais: sensemycity.up.pt/project/sensemyfeup/; www.bbbike.org/
Impacto:
Eficiência do sistema de mobilidade A bicicleta continua a ter uma utilização residual junto da comunidade da FEUP e da UP (1.5% segundo o Inquérito de mobilidade ao Pólo da Asprela de 2019), desta forma a aplicação, ao permitir traçar rotas com diferentes características, pode potenciar viagens cicláveis. Sendo um dos grandes geradores de viagens da cidade do Porto, a medida contribui para o aumento da eficiência do sistema de mobilidade da cidade. |
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Ruas com vida Em 2019, o inquérito à mobilidade da UP revelou que 41% da sua comunidade utilizava o carro como modo de transporte principal nas deslocações casa/trabalho. Desta forma, o sistema tem o potencial de incrementar as viagens cicláveis com benefícios societais. |
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Proteção ambiental Com parte significativa da comunidade da UP a utilizar o carro nas suas deslocações (41% em 2019), qualquer ganho em viagens cicláveis devido à app levarão a ganhos ambientais. |
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Inclusão, equidade e acessibilidade Os custos com transporte são uma importante barreira particularmente para os estudantes. A app ao providenciar rotas para o uso da bicicleta pode potenciar a sua utilização, com ganhos em acessibilidade e equidade (a bicicleta é um dos modos de transporte mais acessíveis economicamente). |
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Segurança e conforto Ao providenciar opções de rotas que passem por zonas mais calmas, este sistema é de especial importância para os ciclistas inexperientes, aumentando o conforto e segurança das viagens. |
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Valor económico Sem dados. |
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Consciencialização e aceitação Este sistema apoia a normalização do modo ciclável, com particular interesse para ciclistas inexperientes ao providenciar rotas seguras que irão aumentar a sua confiança em utilizar a bicicleta. |
Legenda:
Muito Positivo | Positivo | Neutro | Negativo | Muito Negativo |
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