Em resposta às necessidades pós-pandemia, Lisboa irá introduzir mais ciclovias e estacionamento de bicicleta, abrandar a velocidade de veículos motorizados e lançar um plano de apoio à compra de bicicletas.
Mais de 20 bibliotecas públicas nos EUA introduziram programas especiais de bicicletas partilhadas, nos quais os participantes retiram gratuitamente uma bicicleta da biblioteca e devolvem-na no final do dia. A iniciativa faz parte de uma nova tendência na qual alugar uma bicicleta para se deslocar na cidade é tão fácil como levar um livro emprestado.
As autoridades locais de Amsterdão anunciaram os planos de remover 10.000 lugares de estacionamento da cidade. Uma nova curta-metragem da StreetFilms documenta como o processo está a ser bem recebido, sem contestação de ninguém, tornando a cidade ainda mais amigável para a bicicleta e devolvendo as ruas às pessoas e comunidades.
Um plano diretor pan-europeu para a promoção da bicicleta será publicado no outono de 2019. A aspiração do plano é duplicar os níveis de utilização de bicicleta na região pan-europeia, composta por 54 países. Para muitos destes países, o plano será o primeiro passo na promoção da bicicleta a nível nacional.
A Comissão Europeia (DG Move) está a elaborar a ‘EU Cycling Guidance’ (orientação para a bicicleta na UE) para apoiar a concepção e implementação de projectos cicláveis nos Estados-Membros. Para dar conta da diversidade de fatores contextuais que podem afetar o sucesso das medidas de promoção da bicicleta, a orientação parte de 20 estudos de caso de cidades com diferentes características, desde ‘cidades principiantes’, com infraestrutura ciclável mínima, até ‘cidades campeãs’, onde a bicicleta já faz parte da cultura quotidiana da cidade. A cidade de Águeda surge como estudo de caso de uma cidade principiante…
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) procuram concretizar os direitos humanos de todos. A bicicleta já está a atingir essas metas em todo o mundo, contribuindo diretamente para quase todos os 17 ODS, e esse é um bom motivo para investir mais em bicicleta. Tornar o transporte mais sustentável assume uma importância crítica para a humanidade e o planeta. Além disso, a mobilidade ativa é um direito humano em todas as escalas – incluindo o direito de andar de bicicleta. Os governos a todos os níveis devem fornecer acesso seguro ao espaço público, proteger aqueles que andam a pé ou de bicicleta e garantir – através da mobilidade – a participação igualitária na sociedade.
O Município de Braga está a desenvolver um Estudo de Mobilidade e Gestão de Tráfego para a cidade, em parceria com a cidade espanhola de Pontevedra. Os dois Municípios têm vindo a estreitar laços de cooperação institucional na área da Mobilidade e Desenvolvimento Urbano.
Dias sem carros, restrições à circulação de carros nos centros das cidades e limites de velocidade mais baixos são apenas algumas das maneiras através das quais cidades no mundo inteiro estão a tentar incentivar a utilização de bicicleta. Este artigo explora 10 medidas para aumentar o número de pessoas em bicicleta.
Peões, ciclistas e transporte público devem ter prioridade sobre os carros quando as estradas são construídas ou modernizadas, para encorajar mais atividade física, disse a Agência de Saúde do Reino Unido.
Nos dias 4 e 5 de Março, Bilbao converte-se no centro de fomento da bicicleta nas cidades, graças à primeira edição do Encontro da Bicicleta Urbana, organizado pela rede espanhola de cidades pela bicicleta. O principal objetivo deste “I Encuentro de la Bicicleta Urbana” em Bilbao é fomentar e provocar a criação de sinergias entre administrações públicas, start-ups e iniciativas e empresas locais ligadas à mobilidade ciclável, com o fim de dar um impulso definitivo ao uso quotidiano da bicicleta nas cidades.