Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

[Fonte: Jornal Público, 13 Nov 2018]

 

A Zero e associações que promovem a mobilidade urbana com bicicletas entregaram documento ao Governo em que reclamam os mesmo incentivos financeiros dos veículos eléctricos.

As associações nacionais no âmbito das bicicletas querem que o Governo conceda incentivos financeiros a estes veículos na versão eléctrica, tal como já faz em relação aos carros e motos.

Em comunicado, a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Abimota – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas e a organização ambientalista ZERO revelam que pediram, num position paper enviado ao Governo e aos grupos parlamentares, “a extensão do incentivo financeiro do Estado actualmente existente para a aquisição de automóveis e motos eléctricas à bicicleta com assistência eléctrica e a inclusão da bicicleta nas políticas públicas de incentivo à mobilidade eléctrica”.

As mesmas entidades contabilizaram que “em dois anos de existência deste incentivo, introduzido em 2017, o Estado terá apoiado com perto de 5 milhões de euros a que se somará um montante de ordem semelhante em benefícios fiscais adicionais, designadamente isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV) e de Imposto Único de Circulação (IUC), a aquisição de cerca de 2100 automóveis eléctricos”.

Por outro lado, e sem nenhum tipo de incentivo ou benefício, foram compradas em 2016 três mil bicicletas eléctricas, uma solução que as associações dizem ser de “mobilidade saudável, ecológica e energeticamente eficiente”.

Associações querem incentivos à compra de bicicletas eléctricas